Príncipe Harry não usará uniforme militar no funeral da rainha; entenda
Harry não usará uniforme militar durante as cerimônias do funeral da rainha Elizabeth 2ª. Assim como seu tio, príncipe Andrew, Harry não faz mais parte da "realeza sênior" e, por isso, não usará os trajes.
O Palácio de Buckingham confirmou ontem que nos cinco maiores eventos cerimoniais e no funeral, apenas membros da família real, que tenham alguma patente militar, usarão os uniformes. Por isso, o rei Charles 3º, o príncipe William, a princesa Anne e o príncipe Edward estarão vestidos com os trajes.
Uma exceção especial foi feita ao príncipe Andrew. Ele poderá usar o uniforme militar na última vigília, como sinal de respeito à rainha Elizabeth 2ª. Em outras ocasiões, o Duque de York e Harry devem usar trajes de luto.
O príncipe Andrew passou 22 anos na Marinha Real e serviu como piloto de helicóptero na Guerra das Malvinas, em 1982. Ele perdeu seus títulos militares e patrocínios reais em janeiro deste ano, após ser acusado de assédio por Virginia Roberts Giuffre.
Já Harry serviu ao Exército Britânico por uma década e perdeu seus três títulos militares. Entre eles, Capitão General dos Fuzileiros Navais Reais. Ele foi destituído após optar por deixar a "realeza sênior" ao lado da mulher, Meghan Markle, em março de 2020.
O que acontece nos próximos dias
Hoje, às 17h no horário local (às 13h no horário de Brasília), o caixão da rainha será transferido da Catedral de St. Giles para o aeroporto de Edimburgo.
A população terá mais uma oportunidade de manifestar o luto enquanto o carro funerário percorre o caminho.
Na sequência, o corpo será colocado em um avião com direção ao RAF Northolt, base aérea da família real.
A princesa Anne acompanhará o caixão, que deve chegar a Londres pouco antes das 19h no horário local (por volta das 15h no horário de Brasília).
O corpo da rainha será transferido para o Palácio de Buckingham, onde será recebido pelo rei Charles 3º e por Camilla, rainha consorte.
Amanhã, durante a tarde, o caixão será transferido do Palácio de Buckingham para o Palácio de Westminster, onde permanecerá por quatro dias. Os populares poderão assistir ao cortejo pelo centro de Londres.
Mais uma vez, a procissão incluirá o rei e membros da família real. As armas serão disparadas no Hyde Park e o Big Ben irá tocar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.