Topo

Elizabeth sabia que morreria em castelo na Escócia, diz especialista

Especialista conta que rainha Elizabeth 2ª sabia que não voltaria da Escócia - Tolga Akmen/AFP
Especialista conta que rainha Elizabeth 2ª sabia que não voltaria da Escócia Imagem: Tolga Akmen/AFP

Colaboração para Splash, de São Paulo

14/09/2022 15h37

Segundo Katie Nicholl, correspondente real da revista Vanity Fair, a rainha Elizabeth 2ª sabia que morreria no castelo de Balmoral, na Escócia. Aos 96 anos, a monarca escolheu passar o resto de seus dias no castelo, já que estava com a saúde mais debilitada.

"A rainha sabia que não voltaria com vida ao Castelo de Windsor ou ao Palácio de Buckingham. Acredito que ela queria estar em Balmoral e queria falecer lá. E o fato de ela ter feito isso pacificamente é realmente uma bênção", afirmou a correspondente.

Para a especialista, Balmoral era o único local em que Elizabeth 2ª podia deixar seus compromissos com a coroa de lado. Lá, tinha a possibilidade olhar mais para a família e se distanciar das exigências reais.

Além disso, a rainha tinha um carinho especial por Balmoral, já que era o lugar favorito do Príncipe Philip, seu marido, que faleceu em abril do ano passado.

Apesar de Katie Nicholl levantar a hipótese de que Elizabeth tenha escolhido passar seus últimos dias de vida na propriedade, a rainha seguia seu ritual de viajar todo verão para a Escócia e voltar a Londres apenas em outubro.

A rainha Elizabeth 2ª morreu na última quinta-feira e as cerimônias de homenagens acontecem no Reino Unido até o próximo dia 19, quando ela será enterrada. Com sua morte, seu primogênito, príncipe Charles, assumiu a coroa e se tornou o rei Charles 3º.