Por que Harry continua na linha de sucessão ao trono da família real?
O príncipe Harry é o quinto na linha de sucessão ao trono britânico, mesmo após ter anunciado que iria abdicar dos deveres e funções na família real. Ele é o segundo filho do rei Charles 3º, que assumiu o trono após a morte da rainha Elizabeth 2ª.
Por que isso acontece?
De acordo com o site oficial da família real britânica, a sucessão ao trono é regulada não apenas por descendência, mas também pela legislação. Segundo a BBC, seria necessário um ato do parlamento britânico para remover uma pessoa da linha de sucessão.
Por isso, Harry continua na linha sucessória ao trono. O mesmo ocorre com Andrew, filho da rainha Elizabeth, que perdeu títulos da realeza depois de um processo em que foi acusado de agressão sexual. O caso culminou em um acordo extrajudicial.
Conforme o The Guardian, Andrew ainda está na linha oficial de sucessão, mesmo após ter perdido títulos militares e da realeza. O nome dele também está na lista disponível no site oficial da família real.
A base para a sucessão é determinada por dois documentos, "Bill of Rights" (em português, Declaração de Direitos), de 1689, e "Act of Settlement" (Ato de Liquidação), de 1701.
Além do mais, a Succession to the Crown Act (Lei de Sucessão à Coroa), de 2013, alterou as disposições da Declaração de Direitos e do Ato de Liquidação, a fim de acabar com o sistema de primogenitura masculina, em que um filho mais novo poderia substituir uma filha mais velha na linha de sucessão. A mudança entrou em vigor em março de 2015 e passou a valer para os nascidos após 28 de outubro de 2011.
Filhos de Harry e Meghan podem se tornar príncipe e princesa
Além disso, com a morte de Elizabeth 2ª, os filhos de Harry e da sua esposa, Meghan Markle, podem receber títulos e tecnicamente se tornarem príncipe e princesa. Archie, de 3 anos, e Lilibet, de 1 ano, são netos do rei Charles 3º.
De acordo com a Folha, as regras estabelecidas pelo rei George 5º em 1917 estabelecem que os filhos e netos de um monarca recebem títulos, porém o mesmo não ocorre com os bisnetos.
Ainda não se sabe se o casal vai seguir esse protocolo e adotar os títulos para os seus filhos. Em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, em 2021, Meghan afirmou que a família real chegou a discutir a alteração das regras para privar Archie do título. Ela sugeriu que isso estava relacionado às preocupações da realeza com a cor da pele do bebê.
Afastamento de Harry e Meghan da família real
Harry é casado com Meghan Markle desde 2018. Eles são duque e duquesa de Sussex, respectivamente. O anúncio do casal sobre o afastamento das funções da família real foi feito em janeiro de 2020.
"Pretendemos retroceder como membros 'seniores' da família real e trabalhar para nos tornarmos financeiramente independentes, continuando a apoiar totalmente sua majestade, a rainha", informou o casal, em publicação no Instagram.
Segundo o casal, a decisão foi tomada "depois de muitos meses de reflexão e discussões internas". Eles também informaram que pretendiam equilibrar o tempo entre o Reino Unido e a América do Norte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.