Topo

Após cortejo por Londres, corpo da rainha chega a Westminster sob aplausos

Cortejo fúnebre da rainha Elizabeth 2ª por Londres - Daniel Leal - Pool/Getty Images
Cortejo fúnebre da rainha Elizabeth 2ª por Londres Imagem: Daniel Leal - Pool/Getty Images

De Splash, em São Paulo

14/09/2022 10h27Atualizada em 14/09/2022 11h07

Após um cortejo fúnebre por Londres, o corpo da rainha Elizabeth 2ª chegou ao Salão de Westminster sob aplausos da população. O caixão da monarca deixou o Palácio de Buckingham às 14h22 no horário local (10h22 no horário de Brasília).

O rei Charles 3º, os príncipes William e Harry e mais membros da família real acompanharam o percurso, a pé, pelo centro da cidade.

Milhares de pessoas se acumularam nas avenidas para acompanhar o cortejo, cujo ritmo foi ditado pelos tambores e pelo Big Ben — o sino do relógio toca a cada 60 segundos.

A maior parte do público permaneceu em um silêncio respeitoso, enquanto alguns choram. Agora, a família real participará de uma cerimônia reservada.

A partir das 17h no horário local (13h no horário de Brasília), o salão será aberto para visitação do público — e assim permanecerá até a manhã de segunda-feira (19), dia do funeral.

As autoridades esperam que 400 mil pessoas passem por Westminster para se despedir da rainha.

Corpo da rainha Elizabeth 2ª sai em cortejo por Londres

O corpo de Elizabeth 2ª chegou ao Palácio de Buckingham na noite de ontem. Milhares de súditos acompanharam o cortejo e se reuniram nos portões do palácio. O caixão da monarca foi recebido pelo público sob aplausos.

O corpo passou a noite no cômodo conhecido como "Bow Room" no Palácio de Buckingham. De acordo com a BBC, o cômodo tem janelas amplas, é bastante iluminado e tem portas que dão acesso direto aos jardins da propriedade.

Além disso, está repleto de tesouros da família real, como poltronas do século 19, um candelabro que pertenceu ao rei George 4º e um conjunto de jantar e sobremesa que pertenceu ao rei George 3º. Era neste cômodo que a rainha costumava receber chefes de estado.