Topo

Climão com Harry, ira com caneta e demissões: a 1ª semana do rei Charles 3º

De Splash, em São Paulo

15/09/2022 04h00

Com a morte da rainha Elizabeth 2ª, o rei Charles 3º assumiu o posto oficial de majestade do Reino Unido e de mais 14 estados independentes chamados de "Reinos da Comunidade de Nações", na última quinta-feira (8). O novo desafio na vida do monarca chegou cheio de tomadas de decisões importantes para o futuro da família real e suas nações.

Após uma semana desde que se tornou rei, ele é assunto entre os britânicos pela cerimônia de posse, climão com o filho, o príncipe Harry, irritação com uma caneta e demissão em massa de funcionários de sua antiga moradia.

Splash listou os principais fatos ocorridos na vida do rei mais velho a assumir o trono. Confira:

"Momento de maior tristeza"

Logo após a morte da rainha Elizabeth 2ª, Charles se tornou, imediatamente, o rei do Reino Unido e divulgou um comunicado classificando a perda da mãe como o momento de "maior tristeza" para ele e para a família real.

A morte da minha amada mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de maior tristeza para mim e para toda a minha família. Nós sentimos profundamente a perda de uma soberana celebrada e de uma mãe muito amada. Eu sei que a perda dela será sentida em todo o país, nos reinos e na Commonwealth, bem como pelas pessoas ao redor do mundo.
Charles 3º

Ele encerrou a manifestação agradecendo o apoio dos fãs da família real. "Durante esse período de luto e de mudanças, minha família e eu estaremos amparados e confortados por sabermos o quanto a rainha inspirava respeito e grande afeto", finalizou.

Este foi o primeiro informe em que o filho mais velho da falecida monarca assinou como rei.

Rei Charles lamentou a morte da mãe em comunicado público - Leon Neal / POOL / AFP - Leon Neal / POOL / AFP
Rei Charles lamentou a morte da mãe em comunicado público
Imagem: Leon Neal / POOL / AFP

Jantar com William e sem Harry

Nem mesmo a morte da rainha Elizabeth 2ª foi capaz de dissipar totalmente o "climão" que há tempos anda instaurado entre o agora rei Charles e seus herdeiros diretos: os príncipes William e Harry.

Segundo o jornal inglês Daily Mail, o rei jantou no Castelo de Balmoral, na Escócia, separado de um dos filhos na noite após o falecimento da rainha ser oficializado.

Fontes afirmaram à publicação que Charles fez a refeição noturna acompanhado apenas da rainha consorte, Camilla Parker, e do primogênito William.

Harry, que estava sem a companhia da mulher, Meghan Markle, comeu em outro aposento do castelo real, na companhia dos tios Anne, Edward e Andrew.

Príncipe Harry ao lado do pai, Charles, e o irmão, William - Getty Images - Getty Images
Príncipe Harry ao lado do pai, Charles, e o irmão, William
Imagem: Getty Images

Por que Meghan Markle não foi a Balmoral?

O Príncipe Harry foi sozinho ao Castelo de Balmoral, na Escócia, para se despedir de sua avó, a rainha Elizabeth 2ª. De acordo com The Sun, ele foi informado pelo rei Charles 3º que sua esposa, Meghan Markle, não deveria acompanhá-lo na ocasião.

Assim, Harry foi o primeiro real a deixar a propriedade escocesa e foi o último a chegar no local quando surgiram notícias da saúde debilitada de sua avó.

Em 2020, o príncipe e a ex-atriz, a primeira mestiça e afrodescendente a compor o alto escalão da realeza britânica, se afastaram das atividades reais. Em entrevista a Oprah Winfrey, Meghan disse ter enfrentado episódios racistas dentro da realeza. Ela declarou que o fato do filho do casal, Archie, ser mestiço foi pretexto para que ele não tivesse título de príncipe, e a proteção de agentes de segurança que acompanha o título.

O Rei Charles pediu ao princípe Harry para não ir acompanhado da mulher para Balmoral - Getty Images - Getty Images
O Rei Charles pediu ao princípe Harry para não ir acompanhado da mulher para Balmoral
Imagem: Getty Images

Primeiros passos do reinado

No dia seguinte a morte da mãe, o rei Charles 3º se reuniu com a recém-promovida a primeira-ministra Liz Truss, em Londres, na Inglaterra, para tratar dos primeiros passos de seu reinado.

O monarca ainda teve um breve contato com os fãs da família real presentes com a intenção de fazer homenagens à rainha Elizabeth 2ª.

Em Londres, Rei Charles 3º cumprimenta a primeira-ministra Liz Truss na primeira reunião oficial deles - Yui Mok / POOL / AFP - Yui Mok / POOL / AFP
Em Londres, Rei Charles 3º cumprimenta a primeira-ministra Liz Truss na primeira reunião oficial deles
Imagem: Yui Mok / POOL / AFP

"Lealdade e respeito"

Em sua fala como monarca à população do Reino Unido, Charles lamentou profundamente a morte da mãe e se comprometeu a assumir o trono com "lealdade e respeito" assim como ela.

Como a própria rainha fez com tanta devoção inabalável, também eu me comprometo agora solenemente, durante todo o tempo que me resta, a defender os princípios constitucionais no coração da nossa nação.
Rei Charles 3º

Além de tecer elogios para rainha, Charles destacou que seu "afeto, senso de humor e a habilidade ver o melhor nas pessoas" estarão presentes no dia a dia do seu reinado.

O rei escolheu encerrar o seu discurso homenageando a mãe e o pai, o príncipe Philip, falecido em abril de 2021.

A minha querida mamãe, ao iniciar sua última grande jornada para se juntar ao meu querido falecido papai, quero simplesmente dizer o seguinte: obrigado. Obrigado por seu amor e devoção à nossa família e à família das nações que você serviu tão diligentemente por todos esses anos.
Charles 3º

Rei Charles 3ª e a rainha consorte, Camilla, durante primeiro discurso do novo rei ao parlamento britânico -  Ben Stansall/Divulgação via REUTERS -  Ben Stansall/Divulgação via REUTERS
Rei Charles 3ª e a rainha consorte, Camilla, durante primeiro discurso do novo rei ao parlamento britânico
Imagem: Ben Stansall/Divulgação via REUTERS

Proclamado rei

No último sábado (10), Charles 3º foi, oficialmente, proclamado como o rei do Reino Unido, durante uma cerimônia no palácio de Saint James, em Londres.

Em seu juramento diante do Conselho de Ascensão, o monarca disse que estava "profundamente consciente" dos "deveres e grandes responsabilidades" de suas funções.

O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, sua dedicação e sua devoção. Mesmo neste momento, em que estamos de luto, agradecemos por essa vida de tanta fé e tenho total compreensão do tamanho deste dever e das difíceis responsabilidades da soberania que agora passaram para mim (...) E ao cumprir a pesada tarefa que me foi confiada e à qual agora dedico o que me resta de minha vida, oro pela orientação e ajuda de Deus todo poderoso.
Rei Charles 3º

Charles assumiu o posto de rei após a morte da rainha Elizabeth 2ª, mas uma reunião do Conselho de Ascensão era necessária para confirmar formalmente seu papel.

Rei Charles 3º discursou hoje no Parlamento da Escócia - Reprodução/Twitter/The Royal Family - Reprodução/Twitter/The Royal Family
Rei Charles 3º discursou hoje no Parlamento da Escócia
Imagem: Reprodução/Twitter/The Royal Family

"Funcionário deve limpar minha mesa"

Durante os preparativos do velório da rainha, um vídeo viralizou do rei Charles 3º pedindo para um funcionário limpar sua mesa. Nele, o monarca apareceu bem descontente com o que encontrou no móvel.

Na legenda, foi destacado o que seria possivelmente a fala do rei: "O funcionário deve limpar minha mesa para mim. Não esperem que eu mexa nas coisas".

Depois de algumas horas, o perfil ainda postou uma continuação do vídeo em seu Twitter. No trecho, Charles aparece incomodado com a situação, esperando que arrumem suas coisas na mesa.

Primeira vez no trono

No dia 12 de setembro, o rei Charles 3º e a rainha consorte, Camilla Parker, participaram de uma solenidade em homenagem à rainha Elizabeth 2ª.

Assim, o casal real teve a oportunidade de se sentar pela primeira vez no trono.

Rei Charles 3º e a rainha consorte Camilla - Dan Kitwood/Getty Images - Dan Kitwood/Getty Images
Rei Charles 3º e a rainha consorte Camilla
Imagem: Dan Kitwood/Getty Images

Ira com caneta

O rei Charles 3º visitou a Irlanda do Norte como parte de uma turnê para liderar o luto por sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, e foi recebido por multidões e discursos de boas-vindas.

Pouco depois, ao assinar um livro de visitantes na frente das câmeras, no Castelo de Hillsborough, perto de Belfast, Charles reagiu frustrado quando a caneta que estava usando vazou tinta em sua mão.

"Oh, Deus, eu odeio essa caneta!", disse Charles, levantando-se e entregando a caneta para sua a rainha consorte. "Olhe, está vazando para todo lugar", acrescentou Camilla, enquanto Charles enxugava os dedos.

"Odeio o que sempre acontece com esse tipo horrível de caneta", reclamou ainda o rei. Antes, ele também tinha errado a data e colocado 12 de setembro para assinar o documento.

"William como príncipe é chute na cara"

Em meio a agenda de viagens pelo luto por sua mãe, o rei Charles 3º ganhou ainda mais manchetes no Reino Unido em virtude de um rapaz volta a aparecer na mídia dizendo que ele é seu pai.

Simon Dorante-Day, de 56 anos, pediu para fazer um teste de DNA e destacou que William ser nomeado príncipe de Gales é um "chute na cara". Há alguns anos ele alega ser o "filho escondido" do novo monarca e de Camilla Parker Bowles.

Antes mesmo da morte da rainha, Simon Dorante-Day já afirmava ser seu filho e exigiu testes de DNA ao longo dos anos. Recentemente, ele comentou que o processo continua o mesmo e não há uma lei que o proíba de seguir em frente.

"Houve uma discussão entre um juiz, eu e seu advogado sobre a posição legal de Charles e se o monarca é protegido pela lei ou está acima da lei. E a resposta para isso foi 'não'. E, em segundo lugar, Camilla e sua família certamente não estão acima da lei", contou para a News7.

Outro ponto de questionamento levantado por Simon Dorante-Day foi a nomeação de William como príncipe de Gales. Para ele, isso não foi justo, já que pode ser filho do novo rei e da rainha consorte.

"É difícil não considerar Charles nomeando William o príncipe de Gales como algo além de um chute na cara. Não quero me sentir assim, mas eu me sinto. Só acho que o mínimo que Charles pode fazer é me dar uma resposta - me reconhecer. Ele dá a William um título assim, bem, onde está minha resposta? Cadê meu teste de DNA? Se você não é meu pai, então prove que não é", concluiu.

Homem alega que rei Charles 3º é seu pai - Getty Images - Getty Images
Homem alega que rei Charles 3º é seu pai
Imagem: Getty Images

Demissão em massa de funcionários

Além dos vídeos virais renderem críticas, o rei Charles 3º causou revolta nos britânicos por promover uma demissão em massa de sua antiga residência em razão da mudança para o Palácio de Buckingham.

Segundo o jornal britânico The Guardian, 100 funcionários foram demitidos da Clarence House. O aviso de demissão, inclusive, foi entregue por carta, que dizia que o serviço deles não seria mais necessário. A decisão enfureceu o grupo.

"Todos estão furiosos, incluindo os secretários particulares e a equipe de comando. Todo o pessoal tem trabalhado muito desde a noite de quinta-feira [quando a rainha Elizabeth II morreu] para se deparar com isso. As pessoas estão muito alteradas", disse um informante ao jornal britânico.

A lista de demitidos possui secretários particulares, o gabinete financeiro, a equipe de comunicação e os empregados domésticos que trabalhavam para Charles há diversos anos.

O Sindicato dos Serviços Públicos e Comerciais emitiu um comunicado condenando a decisão de anunciar os cortes de pessoal durante o período de luto. Eles classificaram a ação do rei como "sem coração".

O rei Charles 3º demitiu 100 funcionários de sua antiga casa, Clarense House - Victoria Jones/Pool/AFP - Victoria Jones/Pool/AFP
O rei Charles 3º demitiu 100 funcionários de sua antiga casa, Clarense House
Imagem: Victoria Jones/Pool/AFP