Topo

7 coisas que a família real britânica é proibida de fazer

A família real britânica. Na época da foto, príncipe Philip e rainha Elizabeth 2ª ainda estavam vivos - Getty Images
A família real britânica. Na época da foto, príncipe Philip e rainha Elizabeth 2ª ainda estavam vivos Imagem: Getty Images

Rafael Souza

Colaboração para Splash

15/09/2022 13h08

Os membros da realeza britânica podem ter privilégios, mas também possuem diversos impedimentos que para um plebeu podem parecer estranhos.

Tais regras da família real são atualizadas com o passar do séculos, mas algumas perduram até hoje, cada uma com seu significado. Na maioria das vezes, as proibições visam a segurança e o bem-estar da nobreza, porém há regras que são seguidas somente pela tradição.

Veja algumas.das 'proibições' reais:

Mulher não pode usar esmalte colorido

As unhas das mulheres na realeza não podem ter cores extravagantes. Por esse motivo, a rainha Elizabeth 2º usou sempre o mesmo tom rosa claro nas unhas por mais de 30 anos. A maquiagem e o penteado também devem levar em consideração a aparência natural do rosto.

Casais não devem demonstrar afeto público

Não é uma lei, mas tradicionalmente os casais da realeza sequer andam de mãos dadas em público. Até mesmo um beijo só é visto durante casamentos, como ocorreram nas cerimônias com o Príncipe Harry e Meghan Markle, além de Kate Middleton com Príncipe William. Ainda assim, ambos os casos foram considerados uma 'quebra de protocolo'.

A regra também é vista como uma forma de não ofender uma cultura estrangeira durante viagens.

Não podem votar

Os membros da família real precisam manter uma postura neutra em assuntos relacionados à política. Por esse mesmo motivo, eles não votam durante as eleições. A nobreza também deve evitar opiniões políticas em público.

Em 2016, por exemplo, o jornal 'The Sun' trouxe na manchete que a rainha apoiava o Brexit, o que foi rapidamente rechaçado pelo Palácio de Buckingham. O caso foi levado até o Independent Press Standards Organisation, que regula a imprensa no Reino Unido, e o jornal foi obrigado a publicar uma retratação.

Solteiras não usam tiara

Pela tradição na realeza, a tiara simboliza uma transição da vida da mulher de solteira para casada. Por isso, nenhuma mulher solteira pode usar o acessório. Foi o caso de Meghan Markle, que só usou uma tiara pela primeira vez no dia de seu casamento com o Príncipe Harry.

Não podem viajar juntos

Todos os membros da família real que estão próximos da linha de sucessão ao trono não podem viajar juntos sem a permissão do rei/rainha. A medida é para evitar que alguma tragédia, como um acidente de avião, possa causar um prejuízo maior à família real.

Atualmente, o Príncipe William ainda consegue viajar com seus três filhos juntos, mas, quando o primogênito George completar 12 anos, as viagens terão que ser separadas.

Não podem viajar sem roupa preta na bagagem

Em 1952, Elizabeth viajou para a África e foi surpreendida com a morte do pai, o Rei George 6º. Naquela ocasião, ela estava sem roupa preta que poderia simbolizar seu luto durante a viagem de volta à Inglaterra.

Desde então, ficou instituído que todo membro da família real precisa ter esse acessório durante qualquer viagem.

Crianças não podem usar calça comprida

As regras com proibições também valem para as crianças nobres. Pelo protocolo real, os meninos só podem usar shorts sob medida até os oito anos de idade.

A medida é vista como uma questão de classe e valorização dos joelhos reais. No entanto, essa regra chegou a ser quebrada quando o príncipe George apareceu, aos cinco anos de idade, usando calça comprida durante o casamento de Harry e Meghan.

Já as meninas devem usar sempre um vestido. Pelas regras, saias, calças ou shorts não são permitidos.