Topo

Petição para tornar morte de Elizabeth 2ª feriado ganha 130 mil assinaturas

Morte de rainha Elizabeth 2ª pode se tornar feriado - Reprodução/Twitter
Morte de rainha Elizabeth 2ª pode se tornar feriado Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para Splash, de São Paulo

15/09/2022 15h43Atualizada em 15/09/2022 16h42

Com a morte da rainha Elizabeth 2ª no dia 8 de setembro, surgiu uma petição pedindo para que a data se torne um feriado. Nele, seriam comemorados os 70 anos de reinado da monarca. Até o momento, a petição conta com mais de 130 mil assinaturas.

No funeral da rainha, que acontece no dia 19 de setembro, já haverá uma espécie de feriado. Segundo o novo rei Charles 3º, apenas serviços essenciais têm a obrigação de manter seu funcionamento.

A meta da petição é alcançar 150 mil assinaturas. O objetivo de tornar a morte da monarca um feriado é para marcar a longevidade de seu reinado, bem como a data de morte de uma das figuras mais emblemáticas do Reino Unido.

"A rainha Elizabeth 2ª é nossa monarca mais longeva e, sem dúvida, a monarca mais popular do mundo. Nas palavras do presidente Macron, 'para vocês, ela era sua rainha, para nós, ela era A rainha... O símbolo mais constante da Grã-Bretanha'. Ela era, de fato, uma mulher inspiradora", anunciou o criador da petição, John Harris.

Por enquanto, a petição serve apenas para territórios do Reino Unido. No entanto, dada a popularidade da monarca, não é de se estranhar que outros países resolvam aderir ao feriado, se ele realmente for implementado.