Topo

Cecilia Malan enfrenta fila de 6 horas para velório de Elizabeth 2ª

A jornalista Cecilia Malan enfrentou fila de 6 horas - Reprodução: Instagram
A jornalista Cecilia Malan enfrentou fila de 6 horas Imagem: Reprodução: Instagram

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

16/09/2022 11h23

A jornalista Cecilia Malan, 39 anos, se emocionou ao contar aos fãs que participaria do velório da rainha Elizabeth 2ª. Ela ficou cerca de seis horas na fila para dar um último adeus à monarca. O caixão da rainha está no Palácio de Westminster, em Londres.

"Ai, que emoção. Ganhei minha pulseirinha verde para participar do velório da rainha", declarou. Ademais, a jornalista disse que levou a filha para a despedida: "Trouxe a Olímpia, para ela ter uma memória desses dias de luto coletivo". Ao conseguir entrar no local, Cecilia demonstrou sua emoção: "Seis horas depois. Um último adeus. Ainda estou meio sem palavras".

O caixão da rainha foi colocado sob uma peça de carvalho e chumbo e do manto real e, repousado acima do corpo, a Coroa Imperial do Estado, uma das joias mais valiosas da coleção da Coroa.

Cecilia Malan no velório de Elizabeth 2ª - Reprodução: Instagram - Reprodução: Instagram
Imagem: Reprodução: Instagram

Como vai ser o funeral?

Na segunda-feira (19), por volta de 10h35 do horário local (6h35 no horário de Brasília), o caixão será retirado do catafalco onde está apoiado no Salão de Westminster e carregado em procissão para a Carruagem de Armas da Marinha Real. O caixão será carregado pelo 1º Batalhão de Guardas Granadeiros ou Grenadier Guards.

A carruagem de armas também foi usada nos funerais de outros monarcas, como o rei Eduardo 7º, rei George 5º, rei George 6º, além do primeiro-ministro Winston Churchill e um dos primos da rainha, Lorde Louis Mountbatten.

A carruagem irá partir às 10h44 do horário local (6h44 do horário de Brasília) e será puxada por 142 membros da Marinha Real, fazendo um curto trajeto até a Abadia de Westminster. A procissão será liderada por gaiteiros e percussionistas dos regimentos escoceses e irlandeses, a Brigada de Gurkhas e a Força Aérea Real. Serão 200 músicos no total.

O rei Charles 3º, o príncipe William, o príncipe Harry e outros membros da família real seguirão atrás do caixão.

Na Abadia de Westminster, a missa começará às 11h do horário local (7h do horário de Brasília) e será conduzida pelo Reverendo David Hoyle, Deão de Westminster.

A primeira-ministra Liz Truss e Patricia Scotland, secretária-geral da Comunidade das Nações, lerão algumas palavras. O Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, fará um sermão.

A missa está prevista para acabar às 11h55 do horário local (7h55 do horário de Brasília). A melodia "Last Post", comumente usada em funerais da Comunidade das Nações, será tocada e, em seguida, serão feitos dois minutos de silêncio. O fim da cerimônia será marcado por uma apresentação do gaiteiro da rainha, que tocará uma melodia militar, o hino nacional e um lamento.