Topo

Rainha consorte acompanha funeral com dedo do pé quebrado e 'muitas dores'

Rei Charles 3º e a rainha consorte Camilla - Dan Kitwood/Getty Images
Rei Charles 3º e a rainha consorte Camilla Imagem: Dan Kitwood/Getty Images

Colaboração para Splash, em São Paulo

17/09/2022 12h53Atualizada em 17/09/2022 14h02

Camilla Parker Bowles, a nova rainha consorte, hoje com 75 anos, está acompanhando os compromissos reais ao lado do Rei Charles 3º, após a morte da rainha Elizabeth 2ª, com o dedo do pé quebrado e "fortes dores", segundo a imprensa britânica.

A esposa do monarca sofreu o acidente dias antes da morte da rainha e está há 15 dias lidando com a lesão, de acordo com o The Mirror.

"É um momento terrível, mas ela segue em frente e não deixa um dedo do pé quebrado atrapalhar o dever e fazer o que precisa pelo rei, pela família e pelo país", afirmou uma fonte próxima.

Como vai ser o funeral?

Na segunda-feira (19), por volta de 10h35 do horário local (6h35 no horário de Brasília), o caixão será retirado do catafalco onde está apoiado no Salão de Westminster e carregado em procissão para a Carruagem de Armas da Marinha Real. O caixão será carregado pelo 1º Batalhão de Guardas Granadeiros ou Grenadier Guards.

A carruagem de armas também foi usada nos funerais de outros monarcas, como o rei Eduardo 7º, rei George 5º, rei George 6º, além do primeiro-ministro Winston Churchill e um dos primos da rainha, Lorde Louis Mountbatten.

A carruagem partirá às 10h44 do horário local (6h44 do horário de Brasília) e será puxada por 142 membros da Marinha Real, fazendo um curto trajeto até a Abadia de Westminster. A procissão será liderada por gaiteiros e percussionistas dos regimentos escoceses e irlandeses, a Brigada de Gurkhas e a Força Aérea Real. Serão 200 músicos no total.

O rei Charles 3º, o príncipe William, o príncipe Harry e outros membros da família real seguirão atrás do caixão.

Na Abadia de Westminster, a missa começará às 11h do horário local (7h do horário de Brasília) e será conduzida pelo Reverendo David Hoyle, Deão de Westminster.

A primeira-ministra Liz Truss e Patricia Scotland, secretária-geral da Comunidade das Nações, lerão algumas palavras. O Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, fará um sermão.

A missa está prevista para acabar às 11h55 do horário local (7h55 do horário de Brasília). A melodia "Last Post", comumente usada em funerais da Comunidade das Nações, será tocada e, em seguida, serão feitos dois minutos de silêncio. O fim da cerimônia será marcado por uma apresentação do gaiteiro da rainha, que tocará uma melodia militar, o hino nacional e um lamento.

Cerimônias finais e sepultamento

Em seguida, o caixão será transportado para Windsor. Novamente, o rei Charles 3º e outros membros da família real seguirão atrás do caixão à pé. Na Capela de St. George, no Castelo de Windsor, a família real dará seu último adeus à rainha antes de ela ser enterrada.

Essa cerimônia acontecerá às 16h do horário local (12h do horário de Brasília) e será conduzida pelo Deão de Windsor. O funeral do príncipe Philip também aconteceu no mesmo local, em 2021.

Uma missa particular de enterro será realizada para a família real às 19h30 do horário local (15h30 do horário de Brasília).

O Joalheiro da Coroa estará presente e, antes do hino final, removerá a Coroa do Estado Imperial, o orbe e o cetro, que serão devolvidos a Torre de Londres posteriormente.

Ao final da cerimônia, a rainha será sepultada ao lado de seu marido, o príncipe Philip. No local, também estão sepultados o pai da monarca, rei George 6º, sua mãe, a rainha Elizabeth, e sua irmã, Margaret.