Topo

Homem é detido após puxar bandeira que cobre caixão da rainha Elizabeth 2ª

Homem foi preso ao puxar bandeira que cobria caixão da rainha, no Westminster Hall  - Daily Mail
Homem foi preso ao puxar bandeira que cobria caixão da rainha, no Westminster Hall Imagem: Daily Mail

De Splash, em São Paulo

17/09/2022 08h41Atualizada em 17/09/2022 13h06

Um homem foi detido depois de correr em direção ao caixão da rainha Elizabeth 2ª, tentando agarrar a bandeira colocada sobre ele, do Royal Standard - com a Coroa do Estado Imperial.

Tabloides britânico como o Daily Mirror registraram o momento em que o invasor foi imobilizado no chão por seguranças que estavam no Westminster Hall, prédio do legislativo onde acontece o velório da monarca. Ele foi rapidamente retirado do local pelos agentes, mas a transmissão ao vivo da despedida de Elizabeth 2ª, feita pela internet, foi interrompida por cerca de 15 minutos.

Segundo o The Sun, autoridades acreditam que o homem queria revelar o caixão por baixo da bandeira, já que o corpo da rainha está presente durante toda a cerimônia, mas escondido do público.

"Nós achamos que alguém tinha desmaiado e então ouvimos alguém gritar", contou uma testemunha ao tabloide. "Alguém foi até o caixão, agarrou a bandeira e tentou levantá-la. É muito desrespeitoso com o corpo. Algo que você não pensa que irá ver".

Algumas pessoas que estavam na fila afirmaram que o homem passou várias horas sozinho na fila e, ao chegar perto, empurrou outras pessoas que ainda aguardavam na frente para romper a barreira de segurança e alcançar o caixão.

O incidente aconteceu horas depois de o Rei Charles comparecer ao local acompanhado dos irmãos, príncipe Edward, príncipe Andrew e princesa Anne, permanecendo 15 minutos ao lado do caixão da mãe, cumprindo uma vigília que faz parte da tradição real.

Em nota ao Daily Mail, a Polícia Metropolitana de Londres confirmou que um homem foi preso por conduta desordeira e permanecia preso até a manhã de hoje.

"Por volta de 22h de sexta-feira, 16 (18h em Brasília), agentes da Polícia Metropolitana de Londres e do Comando de Proteção Diplomática prenderam um homem no Westminster Hall depois de uma agitação", afirmou o comunicado, sem identificar o suspeito.