'Orfã 2' finalmente explica questões que ficaram em aberto no 1º filme
Quando "A Órfã" (2009) chegou aos cinemas, público e crítica foram surpreendidos por um filme bastante bem realizado, que entrou para a história do cinema como uma das produções mais criativas e instigantes dos últimos anos.
Para quem não assistiu ao longa (e, caso queira vê-lo evitando spoilers, melhor parar de ler por aqui), a trama apresenta a história de Esther (Isabelle Fuhrman), uma menina de nove anos que foi adotada recentemente por Kate (Vera Farmiga) e John Coleman (Peter Sarsgaard).
Embora ostente um rosto angelical, a chegada de Esther na família vem acompanhada de acontecimentos inexplicáveis e macabros, fazendo com que sua mãe desconfie das intenções da menina. Na conclusão da história, descobrimos que Esther é, na verdade, Leena Klammer, uma mulher de trinta e poucos anos portadora de uma condição hormonal rara, que a impede de se desenvolver fisicamente como uma adulta.
O longa de 2009 deixou algumas questões em aberto. Contudo, um prelúdio acaba de chegar aos cinemas, pronto para esclarecer as principais dúvidas dos fãs. Em "Órfã 2: A Origem", Fuhrman retorna à pele da personagem, em uma trama que explora acontecimentos que moldaram a personalidade da protagonista.
Mas, afinal, o que o novo filme explica sobre o passado da órfã mais assustadora do cinema?
Cuidado! O texto a seguir contém spoilers de "Órfã 2: A Origem"
O que há de errado com Esther?
A frase que apresentava o filme de 2009, estampada nos antigos pôsteres da produção, intrigou a audiência: "Há algo errado com Esther".
Sim, descobrimos que muitas coisas estavam bastante equivocadas ali. Contudo, em "Órfã 2", é possível entender como e o porquê Leena/Esther transformou-se em uma pessoa vingativa e sanguinária, narrando acontecimentos que explicam comportamentos que vão além de uma sociopatia infundada.
Como ela fugiu da clínica psiquiátrica?
Ainda nos eventos que vimos no longa anterior, somos apresentados ao fato de que Leena fugiu há alguns anos do Instituto Saarne. O Dr. Värava (Karel Roden) recebe a fotografia da filha de Kate e a telefona para alertá-la sobre os perigos que a família corre depois que adotou Leena/Esther.
O médico explica que ela foi uma das pacientes mais perigosas que já passaram pela clínica psiquiátrica, e "Órfã 2" inicia sua história mostrando exatamente como Leena Klammer armou um plano perfeito para conseguir escapar do hospital.
Como Leena se transformou em Esther?
Embora o primeiro filme não explore essa questão, o prelúdio não deixa dúvidas sobre os motivos pelos quais Leena adotou a alcunha de Esther Albright para seguir seus planos malignos, enganando dezenas de famílias enquanto fingia ser uma inocente menininha.
No novo longa, entendemos que a moça descobriu que a verdadeira Esther havia desaparecido, e decidiu passar-se pela criança, já que ambas tinham algumas semelhanças físicas.
Como Esther chegou aos Estados Unidos?
Ao fugir do Instituto Saarne, Leena ainda não tinha planos definidos sobre seus próximos passos. Contudo, ela acaba cruzando o caminho de Anna (Gwendolyn Collins), que havia começado a trabalhar no Saarne recentemente, e aproveita para atacá-la e invadir sua casa.
É lá que a vilã consegue informações sobre a verdadeira Esther e descobre que a família da menina vive nos Estados Unidos. Assim, ela encontra um policial na Estônia e começa a se passar pela criança desaparecida, até que é levada ao encontro da família.
Antes dos Coleman, quem eram os pais de Esther?
"Órfã 2: A Origem" se passa dois anos antes do filme original, e mostra Leena/Esther vivendo com os Albright. Tricia (Julia Stiles) e Allen (Rossif Sutherland) se alegram com o retorno da filha, e vemos Esther dividindo a paixão pela pintura com o pai.
Contudo, as coisas não são exatamente como parecem: a família Albright parece esconder segredos que podem arruinar os planos da recém-chegada.
O novo "Órfã 2: A Origem" é dirigido por William Brent Bell e escrito por David Coggeshall. O filme conta ainda com Morgan Giraudet, Hiro Kanagawa, Matthew Finlan e Jade Michael no elenco.
Bastante elogiado por público e crítica, o longa chegou aos cinemas do Brasil na última quinta-feira (15) — garanta o seu ingresso por meio do nosso site ou app.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.