Topo

Quem são os jornalistas atacados por blogueiro bolsonarista em Londres?

Jornalistas da BBC Brasil são abordados e xingados por apoiadores de Bolsonaro em Londres - Twitter
Jornalistas da BBC Brasil são abordados e xingados por apoiadores de Bolsonaro em Londres Imagem: Twitter

De Splash, em São Paulo

19/09/2022 17h09Atualizada em 19/09/2022 17h12

A polícia de Londres foi acionada para ajudar dois jornalistas da BBC Brasil a se afastarem de um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) na capital do Reino Unido. O chefe do Executivo está na cidade para o funeral da rainha Elizabeth 2ª.

Por cerca de cinco minutos, manifestantes vaiaram e xingaram Laís Alegretti e Giovanni Bello. Os profissionais da subsidiária brasileira da empresa britânica têm ampla experiência em cobertura jornalística e passagens por diversos veículos de imprensa brasileiros.

Laís Alegretti se formou em jornalismo pela Universidade de Brasília em 2012 e tem formações complementares pela Fundação Getúlio Vargas e pela London School of Economics and Political Science (Faculdade de Londres de Ciência Política e Econômica), segundo seu perfil na rede social LinkedIn.

A repórter tem mais de dez anos de atuação na imprensa e é especializada na cobertura de política, economia e políticas públicas. Laís tem passagens pelo Grupo Estado, Rede Globo, G1 e Folha de S.Paulo.

Desde janeiro de 2019, ela trabalha em Londres como jornalista multimídia da BBC News Brasil, produzindo matérias para o site e para o canal do YouTube da emissora.

Laís tem mais de 5 mil seguidores no Twitter, onde compartilha reportagens e o dia a dia na capital do Reino Unido. Após os ataques, a jornalista agradeceu o apoio de colegas e seguidores por meio da rede social.

Laís Alegretti e Giovanni Bello, jornalistas hostilizados por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) em Londres - Reprodução/Twitter e LinkedIn - Reprodução/Twitter e LinkedIn
Laís Alegretti e Giovanni Bello, jornalistas hostilizados por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) em Londres
Imagem: Reprodução/Twitter e LinkedIn

Giovanni Bello se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2013 e trabalhou nos departamentos de vídeo e fotografia da Folha de S.Paulo por quatro anos.

Ele também trabalhou por cerca de dois anos como freelancer, cobrindo questões sociais e ambientais para ONGs e prestando serviços para veículos como Revista Galileu, Revista Trip, Fox Sports, além de empresas como Airbnb, GOL e Nestlé.

Desde 2020, Giovanni atua como cinegrafista na BBC News Brasil em Londres. É responsável por escrever roteiros, pesquisar, filmar, fotografar e editar vídeos para o canal.

Em suas redes sociais, o repórter compartilha exemplos de seu trabalho, vídeos e fotografias de viagens.