Topo

'Você acordou na Rússia': influencer diz que governo Putin ameaça prendê-la

A influencer de 18 anos foi acusada de "atos extremistas" ao postar conteúdo de moda feminina no Instagram - Reprodução/Instagram
A influencer de 18 anos foi acusada de 'atos extremistas' ao postar conteúdo de moda feminina no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

22/09/2022 14h42

A influencer de moda Veronika Loginova, 18, está enfrentando o risco de ser enviada para a prisão na Rússia, por postar conteúdo em seu perfil no Instagram, que conta com mais de 555 mil seguidores. A jovem, que criou sua própria grife, recebeu um documento do governo onde é acusada de "atividade extremista".

Em seu perfil, ela postou um desabafo sobre o que ocorreu. Ela foi acusada pela Procuradoria Interdistrital de Kuntsevskaya de "extremismo" por "realizar ações para atrair usuários para as redes sociais Facebook e Instagram". Até o momento, não há registro de influenciadores do Kremlin enfrentando processos sob as leis de do presidente Vladimir Putin. Ela seria a primeira.

"Isso agora pode acontecer com qualquer pessoa na Rússia - qualquer dia os promotores podem vir à sua casa. Nunca mexi com política e agora enfrento [ameaças de] seis anos de prisão por administrar meu Instagram. Bom dia, você acordou na Rússia", disse ela, em um vídeo postado nos stories.

"Mesmo que a maioria das pessoas não fale sobre essas coisas, eu ainda vou falar. Sou empresária, criadora da minha própria marca de roupas que paga impostos ao país. Sou uma pessoa que escreve posts sobre apoio à saúde mental e nunca sequer falei sobre qualquer assunto de política em meu blog", declarou ela.

Veronika estava em Paris quando recebeu a ligação de sua mãe dizendo que a polícia tinha ido à sua casa, pedindo informações da influencer.

"Fui ameaçada de prisão por usar o Instagram. E a justificativa é que eu 'me destaco demais'. Sério? Eu? Uma blogueira de moda feminina de 18 anos?", comentou ela em um post, indignada.

A jovem diz que teve que buscar advogados que a ajudassem a resolver a situação. Até a última atualização feita por Veronika, o problema causado pela intimação feita pelo governo de Vladimir Putin ainda não havia sido solucionado.