'A Fazenda': Shay deixou Irã em busca de namorada virtual no Brasil
Amanda Araújo e Alexandre Cavalcante
Colaboração para Splash, em São Paulo
23/09/2022 13h51Atualizada em 23/09/2022 22h54
Um dos principais nomes da primeira semana de "A Fazenda 2022" (RecordTV) não é brasileiro. Iraniano, Shayan Haghbin já era conhecido de uma parte do público após sua participação em "Casamento às Cegas", reality show de relacionamentos da Netflix.
Nascido no Teerã, o iraniano tem 31 anos e mora no Brasil há 8. Splash conversou com a assessoria do peão e descobriu o motivo da vinda do comerciante. Ele deixou tudo em seu país e veio - sozinho - conhecer uma namorada virtual. Shayan aprendeu a falar português sozinho, com a ajuda de vídeos no Youtube e com a família de sua ex.
Hoje solteiro, Shay não mora com a família e sim com a melhor amiga. Sua família continua no Irã e ele mantém uma ótima relação com os pais.
Chegada ao Brasil
Ao chegar no país em busca de oportunidades, Shayan não começou no ramo dos influenciadores. Quando chegou ao Brasil, Shay trabalhava com vendas e, na sequência, foi garoto-propaganda de uma empresa que vende colchões.
Pelo seu trabalho no marketing de colchões, Shayan apareceu na TV em programas como "Melhor da Tarde" (Band), e no "Mulheres" (Gazeta).
Apaixonado por esportes, principalmente o basquete, ele recebeu no Brasil uma proposta para jogar o esporte profissionalmente pela Metodista em um time.
Shay também mantém um canal no YouTube onde fala mais a cultura iraniana.
Casamento às Cegas
Shayan ficou famoso após participar do "Casamento às Cegas", na Netflix. Após o fim do programa, ele começou a investir em sua carreira de influenciador e empresário.
O iraniano teve uma participação conturbada ao se envolver com Ana Prado, sua noiva durante o reality show. Após juras de amor eterno, o casal enfrentou discussões e brigas, inclusive no altar, durante a cerimônia do casamento que não aconteceu.
Fora do reality, o iraniano enfrentou críticas nas redes sociais sobre suas atitudes no programa. No episódio de reencontro do elenco principal, Shay disse que emagreceu quatro quilos por conta do sofrimento que passou.
Acusação de xenofobia
Após a formação da primeira roça, Tiago e Shayan, dois dos roceiros, discutiram, a ponto da produção do reality precisar intervir. Um ponto em específico, contudo, ganhou uma repercussão maior: uma fala xenofóbica proferida por Tiago durante o bate boca.
Na ocasião, o ex-namorado da mãe de Neymar Jr. afirmou que não ia com a cara do comerciante e afirmou para o rapaz, que é do Irã, precisa "aprender a falar português direito".
"Vai se f*der!", disse Shay.
"Vai se f*der você, homem. Aprenda a falar português", rebateu Tiago.
A fala de Tiago é xenofóbica.
De acordo com o Michaelis online, xenofobia é "aversão ou rejeição a pessoas ou coisas estrangeiras" e "temor ou antipatia pelo que é incomum ou estranho ao seu ambiente".
Ao dizer para Shayan que ele deveria "aprender a falar português", Tiago usa uma expressão xenofóbica, por usar a origem do participante - que é iraniano - e seu português na discussão.
Equipe de Shayan se pronuncia
A equipe de Shayan se pronunciou sobre o acontecido.
No Instagram oficial de Shay, a equipe publicou a mensagem: "Ontem, após a formação de roça, o participante Tiago se exaltou dentro do jogo e, não sabendo lidar com o fato de estar correndo risco de ser eliminado no reality, esbravejou com Shayan e, infelizmente, colocou em questão sobre o Shay não ser brasileiro".
"Ter desavenças dentro do jogo é uma realidade do game, mas repudiamos todo e qualquer ato/fala de xenofobia e preconceito. Lamentamos por tal fato e informamos que as medidas cabíveis serão tomadas", completa a nota.