Como ator de 'Riverdale' condenado à prisão perpétua assassinou a mãe?
O ator Ryan Grantham, de 24 anos, foi condenado à prisão perpétua após assassinar a mãe com um tiro na cabeça em 2020. O caso do artista, que ficou famoso por papéis nas séries "Riverdale" e "Sobrenatural", foi classificado como trágico e comovente pela Justiça canadense.
O assassinato em segundo grau no Canadá tem como sentença a prisão perpétua automática. Entretanto, há uma audiência para definir o tempo de espera para a solicitação de liberdade condicional. Segundo o New York Post, Ryan não terá a possibilidade de liberdade de condicional nos primeiros 14 anos de condenação.
Como aconteceu o assassinato?
O crime ocorreu em março de 2020 dentro da casa do ator, na cidade de Squamish, no Canadá. Após o consumo de maconha, ele atirou na cabeça da mãe, Bárbara Waite, de 64, enquanto ela estava de costas para ele e tocava piano.
De acordo com as autoridades responsáveis pelo caso, Ryan Grantham, que na época tinha 21, confessou que após o crime teve uma crise de surto e chegou a gravar um vídeo ao lado do corpo.
Em seguida, ele saiu para pegar dinheiro para a construção de coquetéis molotov e assistiu a televisão por duas horas e meia na volta para a residência. Antes de dormir, ele ainda colocou um lençol no corpo da mãe e, no dia seguinte, pôs velas ao redor dela.
Além de matar a mãe, o ator desejava tirar a vida Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, para "gerar impacto no país" - segundo relatou no tribunal. Assim, ele saiu de casa no dia seguinte com três armas, munição e 12 coquetéis molotov para assassinar o político.
No entanto, Grantham acabou mudando de ideia no meio do caminho e foi até uma delegacia confessar ter tirado a vida da própria mãe.
"Ela não fez nada para merecer"
Em julgamento no Supremo Tribunal da Colúmbia Britânica, o ator afirmou que a mãe não merecia ter a morte trágica e pediu desculpas aos familiares pelo crime.
Minha mãe era uma pessoa carinhosa, compassiva e amorosa. Ela não fez nada para merecer o que fiz com ela. Diante de algo tão horrível, pedir desculpas quase parece inútil. Mas de todas as fibras do meu ser, sinto muito.
Ryan Grantham
Chris Johnson, advogado de Ryan Grantham, disse à revista People que o ator não está chocado com a sentença e, sim, com o que poderia acontecer na cadeia.
"Acho que ele antecipou o que o juiz lhe deu como sentença. Acho que ele está bastante apreensivo com a coisa toda. Ele é uma pessoa bem pequena, e ir para o sistema prisional, tenho certeza que é um pensamento assustador e assustador para ele", declarou.
Quem é Ryan Grantham?
Com uma carreira extensa, mas restrita a papéis pequenos ou participações especiais, Ryan havia aparecido em 2019 um episódio da série adolescente "Riverdale".
Na série ele interpretou Jeffery Augustine e é responsável pela morte de Fred Andrews (Luke Perry), pai de Archie (KJ Apa). Jeffery provoca um acidente ao bater o caminhão de seu pai enquanto Fred está no acostamento ajudando uma mulher. O personagem de Perry foi morto após o ator morrer em 2019 vítima de um AVC.
Nascido em 1998, Ryan fez diversas participações em filmes e séries desde que começou a atuar, aos 9 anos. Seu primeiro papel de destaque veio em 2007, quando atuou no telefilme "O Segredo do Quebra-Nozes".
Entre 2009 e 2010, ele foi um dos protagonistas da série "Riese", que mistura drama e fantasia em uma história sobre uma vagante que precisa fugir de assassinos de um terrível culto religioso.
Em 2010, participou do filme "Diário de um Banana", e participou de episódios de séries como "iZombie", em 2015, e "Supernatural" (em 2008 e 2015) antes de deixar sua marca em "Riverdale".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.