Topo

Amsterdam: Novo filme de Christian Bale demorou 6 anos para ficar pronto

De Splash, em São Paulo

26/09/2022 10h00

"Amsterdam", o novo filme de Christian Bale, estreia nos cinemas no dia 6 de outubro. Se você está ansioso para o lançamento, saiba que não é o único: o ator está trabalhando na história há seis anos.

Em entrevista a Splash, Christian Bale conta que construiu a trama com o diretor David O. Russell. A parceria não é nova: eles trabalharam juntos em "O Vencedor" (2011), que lhe rendeu Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, e em "Trapaça" (2013).

"Quando eu comecei a conversar com o David, já tínhamos feito alguns filmes juntos e conversado sobre outras ideias que acabamos abandonando", relembra.

"Um dia ele descobriu alguns eventos que aconteceram na história dos Estados Unidos, me ligou e falou: preciso te contar uma coisa."

Começou aí a produção de "Amsterdam": em meio a outros projetos, os dois se encontravam para montar a história de Burt (Christian Bale), Harold (John David Washington) e Valerie (Margot Robbie), três amigos que precisam investigar um assassinato e provar sua inocência.

Eu sentei com ele e começamos a literalmente fazer rascunhos em guardanapos. E aí começou uma jornada de seis anos montando a história e criando esses personagens. Nesse meio tempo, eu acho que fiz outros dois filmes. Christian Bale

Em "Amsterdam", Bale interpreta Burt Berendsen, um veterano da 1ª Guerra Mundial que precisa lidar com os traumas ao voltar para casa — e ajuda outros soldados a fazerem o mesmo.

A história é inspirada em fatos reais, e durante as gravações a produção precisou lidar com outro evento histórico e seus traumas: a pandemia de covid-19.

"Eu devo admitir que, às vezes, víamos as notícias e nos encarávamos, tipo: o que está acontecendo aqui? Definitivamente, do nosso ponto de vista, a vida estava imitando a arte", diz.

O elenco de "Amsterdam" é repleto de estrelas, desde Robert De Niro até Taylor Swift, passando por John David Washington, Margot Robbie e Rami Malek.

Mas, para Christian Bale, os personagens são o principal atrativo: "David gosta de personagens que desafiam as probabilidades e no fim acabam amando a vida, apesar de as evidências dizerem o contrário. Eles desafiam isso com o otimismo".

"Queríamos criar uma história sobre amizade, amor e lealdade verdadeiros", conta o ator.