Topo

O que Felipe Neto falou no passado que o fez pedir perdão a Dilma?

Felipe Neto encontra Dilma Rousseff e perde perdão - Reprodução/Twitter
Felipe Neto encontra Dilma Rousseff e perde perdão Imagem: Reprodução/Twitter

De Splash, em São Paulo

27/09/2022 08h24

O youtuber e influenciador Felipe Neto, 34 anos, encontrou a ex-presidente Dilma Rousseff, 74, no domingo, 25, e disse que pediu perdão a ela por ter "propagado o antipetismo, o discurso golpista e o ódio à esquerda".

"O amor que ela me deu em retorno foi algo que nem consigo explicar a vocês. É esse amor que vai vencer dia 02", escreveu Felipe no Twitter.

Ele também postou uma foto em que aparece ao lado do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Rio de Janeiro.

Ontem pude olhar nos olhos da Presidenta Dilma e pedir perdão. Perdão por ter propagado o antipetismo, o discurso golpista e o ódio à esquerda.

O amor q ela me deu em retorno foi algo q nem consigo explicar a vcs.

É esse amor que vai vencer dia 02.

?? pic.twitter.com/WO4HQjLLO4

-- Felipe Neto (@felipeneto) September 26, 2022

Mas o que ele fez para pedir perdão?

O youtuber foi um grande crítico do PT (Partido dos Trabalhadores) durante o governo de Dilma. Em 2016, ele apoiou o impeachment da presidente. Recentemente, bolsonaristas — como Carlos Bolsonaro — resgataram vídeos antigos do influenciador, em que ele faz duras críticas a Lula e Dilma.

"A nomeação do Lula como ministro da Casa Civil... A Dilma escarrou na nossa cara. O PT cuspiu na nossa cara. Se tem uma coisa que me revolta nesse momento: depois de tudo isso, ainda tem defensor do Lula", diz Felipe em vídeos de 2016.

Na mesma publicação, ele critica o cantor Chico Buarque, 78, e a jornalista Cynara Menezes, 55, por defenderem o partido e o ex-presidente.

"Os defensores da Cynara e do PT começaram a me acusar de rico, que eu sou contra o PT porque eu sou rico. Bom, basta vocês voltarem snaps [rede social da época, parecido com os Stories do Instagram] do dia de hoje e vocês vão ver a faxineira daqui de casa falando o que ela pensa do PT".

Ele continua, ofendendo a jornalista: "Fica o meu recado para Cynara Menezes e para qualquer pessoa que defenda o PT nesse momento: você é burra! Fo**-se, se o seu argumento é que tem que deixar a Dilma, o PT, o Lula lá porque os outros também são corruptos, vai tomar no **, seu idiota".

Em abril de 2016, quando o plenário principal da Câmara aprovou o prosseguimento do processo de impeachment, Felipe comemorou: "Acabaram as apresentações em Brasília, agora só falta o resultado para o impeachment da demônia. Dilma, eu celebro você ter se f*****".

Outro vídeo resgatado é de uma entrevista a Rica Perrone em junho de 2017. Na ocasião, ele disse que votaria em Bolsonaro para não votar em Lula.

"O Bolsonaro representa grande parte das coisas que eu acho que tão erradas no mundo. Grande parte. Só que por princípio, eu não voto em corrupto. Não existe votar em alguém corrupto, não existe. Na minha concepção, não existe".

Então assim: votar no Lula, sob qualquer hipótese, contra qualquer candidato, eu não voto. O Lula contra o 'gorila Malaquias'? Eu vou votar no Gorila. Embora o Bolsonaro represente muita coisa que eu ache que tá errada no mundo, se fosse ele contra o Lula, eu acho que eu não teria escolha. Teria que votar nele. Felipe Neto em junho de 2017

Mudança de opinião

Embora algumas pessoas critiquem o youtuber por ter mudado de opinião — hoje ele é critico de Bolsonaro, declarou voto em Lula e se desculpou com Dilma — a mudança da postura de Felipe não é de hoje.

Em entrevista ao "Roda Viva" (TV Cultura), em maio de 2020, ele afirmou que havia errado muito no passado e que tinha passado os últimos quatro anos tentando "se corrigir".

"Faço mea culpa, sem problema algum. Um defeito que eu não tenho é o da teimosia. Errei muito no passado, aprendi muito com esses erros", disse o influenciador.

"Não sou adorador de um projeto petista, mas, no momento do impeachment, daquilo que podemos chamar de golpe, a minha colaboração, embora fosse nada comparável com a que tenho hoje nas redes sociais, sem dúvida ela existiu. Assim como eu errei naquele momento do golpe, eu posso vir a errar de novo, e de novo, e de novo".

Ele também postou um vídeo explicando porque vai votar em Lula, afirmando não acreditar mais que o político esteja envolvido em corrupção.

Cadê o dinheiro do Lula? (...) Gente, não é fácil esconder dinheiro. Dá pra achar se tiver uma investigação do nível que a Lava-jato tentou ser. Não acharam um real.