Shakira será julgada por fraude fiscal na Espanha
A cantora colombiana Shakira, 45 anos, será julgada pela Justiça espanhola por suspeita de fraude fiscal cometida no país. A decisão foi divulgada hoje pelo Tribunal Provincial de Barcelona. O julgamento ainda não tem data marcada e a ordem judicial emitida dia 19 de setembro pela corte aponta que a cantora é a suposta autora de outros seis crimes contra a Fazenda Pública.
A acusação é de que Shakira tenha fraudado 14,5 milhões de euros - mais de R$ 75,3 milhões - à Receita espanhola entre 2012 e 2014. Em julho, o Ministério Público do país havia pedido oito anos de prisão para a cantora, além de uma multa de cerca de 24 milhões de euros - o que equivale atualmente a aproximadamente R$ 124,7 milhões. De acordo com o órgão, a cantora teria usado uma espécie de 'estrutura corporativa', criada anos antes, para evitar o pagamento de impostos ao longo dos anos de 2012 a 2014.
Em setembro, Shakira negou as acusações em entrevista à revista Elle. "É bem sabido que as autoridades fiscais espanholas costumam fazer isso, não apenas com pessoas como eu (ou o Cristiano Ronaldo, Neymar, Xabi Alonso e muito mais), mas isso também acontece injustamente com outros contribuintes anônimos", declarou, na ocasião. A cantora ainda afirma que fez tudo de maneira correta e transparente desde o primeiro dia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.