Topo

Ex-'Malhação', Ludmila Dayer é diagnosticada com esclerose múltipla

Ludmila Dayer conta que recebeu diagnóstico de esclerose múltipla - Reprodução/Instagram
Ludmila Dayer conta que recebeu diagnóstico de esclerose múltipla Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, de São Paulo

28/09/2022 22h50Atualizada em 29/09/2022 16h39

Ludmila Dayer, 39 anos, conhecida por participação nas temporadas de 1995 e 2000 de "Malhação" (TV Globo), anunciou que foi diagnosticada com esclerose múltipla. Em live no Instagram nesta quarta-feira, a atriz contou sobre o processo de descoberta e como está lidando com a doença.

Morando nos Estados Unidos, a artista, naturalizada americana, disse que começou a sentir problemas na visão e na cognição. Quando começou a ter os primeiros sintomas, optou por cortar carne, ovo, gordura, glúten, cafeína e álcool como uma maneira de controlar os efeitos pela alimentação.

"Era um sintoma atrás do outro e, por isso, fui procurar o médico. Não conseguia enxergar direito, minha fala não acompanhava os meus pensamentos, tinha problemas de memória e muitas dores no corpo. Ia de um cômodo para o outro e não lembrava o que tinha ido fazer", afirmou.

A atriz contou que demorou quase um ano para receber o doagnóstico e que a principal suspeita é de que a doença tenha sido desencadeada pelo vírus EBV (Vírus Epstein-Bar). Apesar da fala de Ludmila, a ciência ainda não sabe ao certo o que pode desencadear a esclerose múltipla.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que a atriz cogitou, não é possível afirmar que a EM tenha sido transmitida por vírus. A EM é uma doença autoimune.
Diferente do informado anteriormente, a segunda participação de Ludmila em "Malhação" foi em 2000, e não em 2007. A informação foi corrigida.