Diretor de 'Blonde' diz que filme de Marilyn é sobre 'p*tas bem vestidas'
Andrew Dominik, diretor da ficção baseada na vida de Marilyn Monroe "Blonde" (Netflix), disse que um dos filmes mais celebrados da atriz é sobre "p*tas bem vestidas".
O cineasta fez os comentários polêmicos sobre Monroe durante uma entrevista à revista do Instituto de Cinema Britânico. A jornalista Christina Newland compartilhou o trecho da conversa com Dominik em suas redes sociais.
De acordo com a transcrição, o diretor afirma que Marilyn Monroe é "uma grande coisa cultural" que tem filmes aos quais ninguém assiste. A jornalista contesta a fala de Dominik, afirmando que ela e seus colegas costumam assistir aos longas-metragens da atriz, dando destaque a "Os Homens Preferem as Loiras", de 1953.
O diretor responde que o filme é "cínico em relação às mulheres", ao que Newland diz que a obra é "glamourosa, uma fantasia".
"Por quê? Por que elas estão bem vestidas?", questiona Dominik, ao que a jornalista responde que sim. "Elas são vadias bem-vestidas. Eu não sei", completa.
Na entrevista publicada no site do instituto, Dominik faz outro comentário machista sobre o filme.
"Ela era um símbolo sexual estranho, porque ela não precisava morrer no final [dos filmes] como Barbara Stanwyck ou Rita Hayworth. Mas ela tinha que ser uma 'bebezinha'. Então quando ela canta 'Diamonds Are a Girl's Best Friend' ['Diamantes são os melhores amigos das garotas', em português], é um conselho de irmã? 'Se você vai f*der alguém, tenha certeza de que será paga?'. Ou é apenas uma romantização da prostituição?", questionou.
"Blonde" estreou na Netflix no dia 28 de setembro. O filme foi aplaudido de pé por 14 minutos após a exibição no Festival de Veneza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.