Por que Harry e Meghan foram 'rebaixados' no site da família real?
O site oficial da família real britânica "rebaixou" oficialmente o príncipe Harry e Meghan Markle. Agora, as fotos dos dois aparecem no final da lista no informativo da realeza, acima apenas do príncipe Andrew — que está envolvido em escândalos sexuais e afastado dos afazeres da coroa.
Antes, as imagens do casal estavam posicionadas logo abaixo da do príncipe William e Kate Middleton, promovidos a príncipe e princesa de Gales após a morte da rainha Elizabeth 2ª.
A morte da monarca também aproximou Willian do trono. Agora, ele é o primeiro na linha de sucessão, enquanto Harry, que está atrás dos sobrinhos na linha, é o quinto.
Durante as cerimônias de despedida da avó, Harry passou por outras "represálias". Ele foi impedido de usar o uniforme militar nas celebrações, diferentemente do resto da família.
Charles, no entanto, teria dado autorização para que Harry usasse o traje no funeral real — mas o príncipe teria ficado "arrasado" ao ver que as iniciais de Elizabeth foram descosturadas de seu uniforme, o que não aconteceu com Andrew.
Além disso, Harry e Meghan sentaram na segunda fileira no funeral, não na primeira, com os demais integrantes da realeza.
O tratamento diferente se deve, principalmente, ao fato de Harry e Meghan estarem afastados das funções e deveres na família real britânica desde janeiro de 2020.
"Pretendemos retroceder como membros 'seniores' da Família Real e trabalhar para nos tornarmos financeiramente independentes, continuando a apoiar totalmente Sua Majestade, a Rainha", informou o casal no Instagram ao fazer o anúncio.
Por que eles se afastaram?
Neil Sean, especialista na família real e que divulga informações sobre os bastidores da nobreza britânica em seu canal no YouTube, resumiu em um vídeo o que levou o casal a se afastar da nobreza.
Segundo o jornalista, Meghan teve de abdicar de sua carreira como atriz em Hollywood, de seu perfil pessoal no Instagram e até de seu blog, "The Tig", o que não foi fácil para ela. O casal não estava feliz e exercia trabalhos que não suportavam.
Os dois ainda sofriam com a perseguição dos tabloides. "Perdi minha mãe e agora vejo minha esposa sendo vítima das mesmas forças poderosas", disse Harry, na época.
Com tantas imposições da realeza sobre sua conduta e exposição na mídia, tornou-se impossível manter os compromissos com a coroa para Meghan Markle — assim como para seu marido e apoiador, Harry.
Entrevista para Oprah
Pouco mais de um ano depois da desvinculação da família real britânica, o casal concedeu uma entrevista para Oprah Winfrey e revelou mais questões que levaram ao distanciamento da realeza. Segundo Meghan, houve certo receio, por parte do Palácio de Buckingham, de que seu filho Archie nascesse com a pele escura.
Mais do que isso, o Palácio também informou que o primogênito de Meghan e Harry não receberia título de príncipe, nem teria direito à segurança — mesmo com o assédio da imprensa. Por mais que sua saúde mental estivesse abalada, ela contou que nunca recebeu apoio da instituição monárquica para se tratar.
Com tantos escândalos e desafios pela frente, a permanência de Harry e Meghan ao lado da coroa teria se tornado inviável, segundo Neil Sean. A somatória de situações desagradáveis, por fim, levou ao afastamento de ambos das relações reais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.