Paramore está de volta: uma nova face retrô para os emos clássicos
Se você fez parte da época emo, com suas franjas longas e lápis de olho preto, tem altas chances de que você se lembra de Paramore. A banda, formada em 2004 e encabeçada pela vocalista Hayley Williams, tornou-se um dos grandes marcos do pop-punk e acabou de lançar sua primeira música desde 2017.
"This Is Why" é o mais novo single do Paramore e conta com o retorno da união entre Williams, o baterista Zac Farro e o guitarrista Taylor York. A estética e sonoridade dos anos 70 continua no videoclipe e, possivelmente, prevalecerá no disco, de mesmo nome, que deve ser lançado em fevereiro do próximo ano.
Claro, essa não foi a primeira vez que a banda usou dessa "vibe" mais retrô: o último lançamento deles foi o álbum "After Laughter", o quinto álbum de estúdio, e foi completamente inspirado pelos anos 80. Ainda assim, "This Is Why" consegue mesclar o novo som com as raízes emocionais e raivosas do grupo - de uma forma que o disco de 2017 não fez.
A banda, formada por amigos de escola em 2004, tornou-se um dos maiores nomes da cena emo do começo dos anos 2000 - com Hayley sendo uma das grandes vozes femininas do gênero, ao lado de Avril Lavigne e Amy Lee, do Evanescence.
Em um momento da música na qual diversos artistas têm criado uma nova onda emo, como Olivia Rodrigo (que, inclusive, usou sample de "Misery Business" do Paramore em seu hit "good 4 u") e Machine Gun Kelly, o retorno de Paramore pode se provar um momento importante em suas carreiras.
Titãs do pop-punk e mestres do renascimento
Contando com os irmãos Josh Farro, Zac Farro, Jeremy Davis e Hayley, Paramore, em sua primeira versão, assinou com a gravadora Fueled by Ramen em 2005 - e imediatamente dedicou-se ao lançamento de seu primeiro disco, "All We Know is Falling", que iria ao ar no mesmo ano.
Nessa época, na qual grupos como Fall Out Boy, Panic! at the Disco e My Chemical Romance estavam explodindo — Paramore oferecia uma visão única: crua, honesta e sem muita teatralidade. Mesmo que o gênero musical fosse o mesmo, a banda já se destacava.
O maior 'boom', no entanto, veio com "Riot!", de 2007 - diversas faixas continuam como clássicos hoje em dia, como a própria "Misery Business". Também foi a primeira certificação de platina do grupo, por vender mais de dois milhões de cópias.
Pop-punk inspirado por rock clássico, com letras abertas e o vocal versátil e único de Hayley Williams, marcou os quatro primeiros álbuns da banda, que foi lentamente se movendo para o pop nesses lançamentos.
Acompanhados de diversas mudanças de integrantes, os discos pós-"Riot!" continuaram trazendo hits para a banda e solidificando seu lugar como um dos primeiros nomes a serem lembrados quando o assunto é "emo".
"After Laughter", reinvenção e o que esperar da nova era
Quatro anos depois do lançamento de "Paramore", em 2013, a banda realmente se reinventou - voltando à cena com uma estética vibrante e neon, típica da época na qual o próximo álbum seria baseado, os anos 80. O tradicional ruivo de Hayley Williams também mudou, passando para um loiro platinado que acompanhou a era pop.
Com uma grande mudança sonora para um pop retrô inspirado por sentimentos sombrios como depressão e luto, a nova era apresentou um lado diferente da banda - ainda mantendo sua honestidade. A recepção crítica foi excepcional mas o novo caminho foi diferente para fãs tradicionais do grupo.
Ainda assim, mesmo que essa tenha sido a maior mudança, Paramore nunca foi um grupo que se manteve estável em seu som — sempre se alterando e evoluindo, de maneira a surpreender o público e apresentar a criatividade desses três integrantes atuais.
Agora, com "This Is Why", no entanto, a perspectiva é um pouco diferente, já que o novo single soa como uma mescla do tom quase jocoso de faixas como "Rose Colored Boy" de "After Laughter", com o intenso emocional de algo como "Brick By Boring Brick" do "Brand New Eyes" (2009).
Com letras como "Se você tem uma opinião / Talvez deva engoli-la" e "Porque nós éramos crimes passionais", a nova faixa é tão crua quanto os primeiros lançamentos do grupo. Hayley está de volta com seu ruivo característico e a estética cinematográfica do vídeo é algo mais vanguardista novo para a banda, então parece ser um capítulo dedicado a alterações honrando o legado.
O novo lançamento é para fãs que cresceram e evoluíram com Paramore. Ao invés de retornar às suas origens e produzir um som emo/pop-punk - que eles sabem muito bem fazer e que seria um grande sucesso nessa ressurgência do gênero - Paramore decidiu tomar um caminho autoral e novo, mas, sem perder sua essência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.