Topo

Decisão de rainha da Dinamarca pode fazer rei Charles tirar título de Harry

Príncipe Charles, Príncipe Harry e Archie - Reprodução/Twitter
Príncipe Charles, Príncipe Harry e Archie Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para Splash, em São Paulo

30/09/2022 20h57Atualizada em 01/10/2022 14h16

Uma decisão da rainha da Dinamarca abriu um precedente que pode inspirar o rei Charles 3º a tirar formalmente o título de seu filho, o príncipe Harry e sua esposa Meghan Markle, segundo o site Daily Mail.

A rainha Margrethe da Dinamarca tirou os títulos reais oficiais de quatro de seus oito netos, segundo comunicado publicado por seus assessores na última quarta-feira. De acordo com o comunicado, a rainha fez isso "para o próprio bem" dos netos.

O motivo para tal decisão seria permitir que os quatro filhos de seu filho mais novo pudessem viver suas vidas normalmente. Segundo a mídia local, a família real dinamarquesa ficou "em choque" com a notícia.

Margrethe disse que tomou a decisão inspirada nas famílias reais europeias, incluindo a família real britânica. Especialistas dizem que a decisão da monarca também tem a ver com deixar as famílias reais cada vez mais "enxutas".

Estudiosos da família real britânica afirmaram hoje que esta decisão da Dinamarca pode colocar ainda mais pressão no rei Charles para resolver melhor a situação de Harry e Meghan, tomando uma ação mais decisiva, como a da rainha Margrethe. Tal decisão calharia também, segundo os especialistas, para diminuir custos da monarquia britânica.

"Por que o príncipe Harry segue sendo Sua Alteza Real? O Charles já disse que quer 'diminuir' a monarquia, mas isso precisa ser efetivo e não apenas superficial, ele precisa amenizar os gastos dos contribuintes. Eles precisam diminuir e serem mais concisos, mais claros como outras monarquias, como fez a Dinamarca", disse o ex-membro do parlamento britânico Norman Baker, segundo Daily Mail.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do informado anteriormente, a rainha Margrethe tirou os títulos de apenas quatro de seus netos, os filhos do seu caçula, e não de seus oito netos. A informação foi corrigida.