Como Ludmila Dayer: famosos que foram diagnosticados com esclerose múltipla
Conhecida pelas participações nas temporadas de 1995 e 2000 de "Malhação" (TV Globo), a atriz Ludmila Dayer, 39 anos, anunciou que foi diagnosticada com esclerose múltipla.
A doença inflamatória, crônica e autoimune compromete a função do sistema nervoso central e também afeta o cérebro e a espinha dorsal. Com isso, o paciente tende a perder a capacidade de controlar o corpo. Em casos graves, perde a capacidade de andar e de falar.
Os principais sintomas são fadiga, formigamento ou queimação nos membros, visão embaçada, perda da visão e tontura, além de rigidez muscular e problemas de cognição.
Além de Ludmila, veja outros famosos que convivem com a esclerose múltipla:
Cláudia Rodrigues
A atriz de 52 anos, conhecida principalmente pela Marinete de "A Diarista" (TV Globo), foi diagnostica com a doença em 2000. Ela só começou o tratamento dez anos depois, e, por isso, ficou com lesões no cérebro.
A artista já passou por diversas internações. Em 2017, realizou um transplante de células-tronco e passou meses isolada.
Guta Stresser
A Bebel de "A Grande Família" (TV Globo) revelou em junho que foi diagnostica com esclerose no ano passado. A atriz de 50 anos contou em entrevista à Veja que tem tomando um remédio de alto custo, que consegue graças ao SUS, e que mudou alguns hábitos em sua rotina após a descoberta. Ela também tem tomado óleo de canabidiol.
Sei que vou ter de conviver com a esclerose múltipla para o resto da vida. Que ela seja longa e plena. Cada dia que passa tem aquele gosto de uma pequena vitória. Guta Stresser
Ana Beatriz Nogueira
A atriz de 54 anos foi diagnosticada com uma forma branda da doença em 2009. Atualmente, ela diz que até esquece que tem esclerose, já que leva o tratamento muito a sério.
"Depois de surtos cognitivos iniciais, nesses 12 anos não tive nada (...) Fiquei mais rápida. Me trouxe uma urgência de não perder tempo com bobagem", contou em entrevista ao jornal O Globo em janeiro.
Em março, Ana Beatriz recebeu o diagnóstico de câncer de pulmão. Ela passou por uma cirurgia para a retirada do tumor maligno e está curada.
Selma Blair
Conhecida pelos papéis em filmes como "Legalmente Loira" e "Segundas Intenções", Selma Blair, 50, recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla em 2018.
Devido às consequências da doença, ela já passou por um transplante de células-tronco e quimioterapia. Atualmente, Selma tem o auxílio de uma bengala para se movimentar.
Christina Applegate
A atriz de "Disque Amiga para Matar" (Netflix) falou sobre o diagnóstico da doença no ano passado.
"Oi amigos. Há alguns meses, fui diagnosticada com esclerose múltipla. Foi uma jornada estranha. Mas tenho sido tão apoiada por pessoas que conheço que também têm essa condição. Tem sido uma estrada difícil. Mas, como todos sabemos, a estrada continua. A menos que algum idiota bloqueie", escreveu a artista de 50 anos.
Jamie-Lynn Sigler
Famosa por interpretar Meadow na série de TV "Família Soprano", Jamie-Lynn Sigler, de 41 anos, recebeu o diagnóstico da esclerose aos 19, enquanto gravava a quarta temporada da produção.
Em 2016, ela falou sobre a doença pela primeira vez e disse à revista "People" que os sintomas haviam piorado e que não conseguia correr ou caminhar por longos períodos de tempo sem uma pausa para descanso.
Emma Caulfield Ford
A atriz de "WandaVision" e "Buffy: A Caça-Vampiros" foi diagnosticada em 2010, mas falou pela primeira vez sobre a doença neste ano.
""Eu não queria dar a ninguém a oportunidade de não me contratar. Já existem muitos motivos para não contratar alguém, motivos que a maioria dos atores desconhece", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.