Lula diz que não quer ser como Tenório de 'Pantanal': o que isso significa?
O ex-presidente e candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou os personagens de "Pantanal" (TV Globo) para exemplificar como ele quer lidar com agronegócio caso seja eleito.
"Eu sei que serão 4 anos difíceis com muita briga. Eu não quero a minha relação rural com um agricultor que nem o Tenório da novela Pantanal que é grileiro, eu quero o Zé Leôncio que é mais moderno e que pensa numa agricultura mais correta de baixo carbono", escreveu o petista.
Mas o que é ser como Tenório?
Na segunda fase da novela, Tenório, interpretado por Murilo Benício, é um fazendeiro cuja origem da fortuna é misteriosa.
Com o passar dos capítulos, os espectadores descobrem que o vilão é grileiro: ele vendeu as terras em que Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz) estavam, para o pai de Muda (Bella Campos). O casal até tinha os documentos que comprovavam a compra da terra, mas eles eram falsos.
A grilagem é a tomada de terras públicas ilegalmente. Para isso, os criminosos invadem, ocupam, e obtêm documentos falsificados dessas terras. O crime tem esse nome devido a uma prática antiga, em que os documentos forjados eram colocados em uma caixa com grilos. Com o passar do tempo, as fezes dos insetos davam um aspecto "envelhecido" aos papéis, os tornando mais "autênticos".
Em "Pantanal", entende-se que Tenório agiu assim repetidamente até acumular sua fortuna. Seus crimes causaram ainda os desentendimentos que culminaram nas mortes do pai de Muda e, anos depois, do pai de Juma (Alanis Guillen).
Zé Leôncio, por sua vez, conquistou sua terra de forma honesta na trama. O fazendeiro é contra o uso de agrotóxicos e a favor de tecnologias sustentáveis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.