Topo

Aline Gotschalg está com paresia em corda vocal após câncer: 'Desespero'

Aline Gotschalg - Reprodução/Instagram
Aline Gotschalg Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

03/10/2022 23h51

Aline Gotschalg, de 31 anos, contou hoje à noite que está com paresia parcial na corda vocal direita. O diagnóstico recebido vem após uma cirurgia para remover o câncer de tireoide, realizada em agosto.

Em um longo desabafo no Instagram, a ex-BBB falou sobre o diagnóstico de câncer de tireoide em maio deste ano. Após quase dois meses desde a cirurgia, ela realizou uma endoscopia, que confirmou uma gastrite erosiva de antro, e depois ela começou a sentir uma alteração vocal.

"Eu não dei muita importância pois achei que pudesse ser efeito do exame ou um refluxo da gastrite. Pensei que logo mais iria melhorar", contou.

Dias se passaram e ela não melhorava. Ela contou que chegou até a compartilhar com os seguidores no Instagram algumas crises de ansiedade, provocado pelo fato de perder a sua voz.

"Fui em excelentes médicos, fiz exames, tomei medicamentos, injeção de corticoide prescrito por um dos médicos e nada. Absolutamente nada fez com que minha voz voltasse ou desse qualquer sinal de melhora", afirmou.

Ela disse que ficou desesperada por perder a voz da noite para o dia, principalmente em razão dela trabalhar com a voz e ser sua ferramenta de trabalho. "Em uma semana, eu não conseguia mais me comunicar. Não tinha nenhuma força para falar. Cheguei até a pensar que pudesse ser emocional, porque como antecedia minha viagem para Paris, até então eu faria o Fashion Week, foi uma semana super intensa, cheia de probleminhas para resolver e eu absorvo muito tudo".

A ex-BBB continuou e disse que Fernando Medeiros, seu marido e também ex-BBB, sempre fala que ela deve se importar menos, mas ela estava estressada há semanas. "Eu realmente fiz de tudo para que minha voz melhorasse, nem que fosse pelo menos um pouco, para eu conseguir me comunicar durante a viagem", afirmou.

Cerca de um dia antes da viagem, Aline viu que não teria mais jeito e precisava cancelar a viagem. "Doeu muito. São meses de trabalho e várias pessoas envolvidas. (...) A verdade é que nós não temos controle de absolutamente nada. Fazemos planos, mas só Deus sabe de tudo e de todas as coisas", contou.

Após esse problema, ela decidiu se afastar das redes sociais para focar 100% nela. "Era minha prioridade máxima cuidar da minha voz e do meu emocional. (...) Após mais alguns exames, finalmente tivemos um diagnóstico. O motivo da minha voz, repentinamente, ter sumido e era isso o que eu mais buscava e queria saber todos esses dias", disse.

Segundo ela, não é uma paralisia completa, mas sua corda vocal direita não fecha mais a ponto de encontrar a esquerda. "Para conseguirmos falar, as duas cordas vocais precisam se encontrar e vibrar para emitirmos som. E esse é o motivo pelo qual minha voz ficou/está assim", destacou.

Para isso, ela tem feito tratamento com fonoaudióloga todos os dias, pois em seu caso é necessário fazer acompanhamento bem intenso para que consiga reverter esse quadro, sem precisar de uma intervenção cirúrgica.

"O tratamento é um processo mais lento, mas estou me cuidando, me esforçando e me dedicando 100% para conseguir reverter essa paresia e ter um resultado positivo somente com fono. Eu creio que vai dar certo!", disse.

Em outro trecho, ela disse que falar ainda é um esforço muito grande para ela neste momento. "Me falta bastante ar e não posso abusar", escreveu ela para justificar o texto.

"Tudo isso aconteceu por conta da cirurgia de tireoidectomia. E é comum acontecer isso após a cirurgia. "Não é normal acontecer isso tanto tempo depois. Enfim, só de ter um diagnóstico me deu um alívio imenso. Consegui ter paz", finalizou.

Câncer

Em agosto, a influenciadora contou aos seus seguidores do Instagram hoje que estava curada de um câncer na tireoide.

"Câncer de tireoide. Receber esse diagnóstico não foi fácil. Tive muito medo e confesso que foram dias difíceis por aqui. Mas agora, sou só gratidão! Vivi uma experiência que justifica minha fé e não poderia deixar de compartilha-la com vocês", começou Aline, em publicação feita em seu Instagram.

"Eu nunca havia feito antes um exame de ultrassom na tireoide e ouvi uma voz (como não acreditar que temos nosso Anjo da Guarda?) para realizá-lo juntamente com todos os meus outros exames periódicos, muito importantes para um controle preventivo de doenças, principalmente as mais silenciosas. E foi então que descobrimos um tumor maligno na tireoide. Sou grata por tê-lo descoberto precocemente. O diagnóstico precoce salva vidas!", continuou.

O câncer de tireoide é uma doença muitas vezes silenciosa e que afeta três vezes mais mulheres do que homens, principalmente aquelas na faixa entre os 20 e os 65 anos. Por isso, gostaria de deixar aqui um alerta para todos vocês se cuidarem. Façam exames periódicos e estejam sempre atentos a sua saúde! Essa foi mais uma provação de Deus na minha vida. Aline Gotschalg

Na sequência, Aline agradeceu aos médicos e a sua família.

"Gratidão aos meus médicos, que foram verdadeiros anjos durante todo o processo. Agradeço também à minha incrível família e aos meus preciosos amigos por estarem comigo em todos os momentos, me cobrindo de carinho e amparo emocional. Precisei vivenciar tudo, entender e me fortalecer primeiro antes de dividir com vocês. Espero que me entendam", continuou a influenciadora.

"Esse era o momento que mais desejei nos últimos anos. Estou viva e curada", finalizou Aline.