Trump processa CNN por difamação e pede R$ 2,5 bilhões em indenização
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, de 76 anos, entrou com uma ação federal por difamação contra a matriz do canal internacional de notícias CNN. Ele pede o nada modesto valor de 475 milhões de dólares — quase 2,5 bilhões de reais na cotação atual — como indenização.
De acordo com o site TMZ, Trump e seus assessores jurídicos se queixam de a CNN supostamente haver-lhe atribuído pechas de "racista" e de "lacaio russo" em algumas de suas transmissões.
Os advogados do antecessor de Joe Biden enxergam também uma comparação velada de seu cliente com Hitler pela emissora, ao usar repetidamente a expressão "A Grande Mentira" para se referir ao fato de Trump contestar o resultado das eleições em 2020.
Na visão dos representantes legais do ex-presidente, a frase em questão é uma referência direta a um discurso adotado por Hitler para incitar o ódio contra os judeus e justificar o genocídio do Holocausto.
"Além de simplesmente destacar qualquer informação negativa sobre o autor e ignorar todas as informações positivas sobre ele, a CNN procurou usar sua enorme influência — supostamente como uma fonte de notícias 'confiável' — para difamar o queixoso na mente de seus espectadores e leitores, com o propósito de derrotá-lo politicamente", alega um trecho do processo.
A CNN ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.