'Pantanal' suaviza morte de Tenório e inclui Velho do Rio; compare com 1990
Depois de estuprar Alcides (Juliano Cazarré) na última semana, Tenório (Murilo Benício) foi assassinado no remake de "Pantanal" no capítulo de hoje. A cena era uma das mais aguardadas da trama e teve bastante repercussão no Twitter. O nome dos atores e da novela ficaram entre os assuntos mais comentados da rede social.
A versão adaptada por Bruno Luperi manteve boa parte dos diálogos escritos por Benedito Ruy Barbosa, mas a cena teve algumas alterações. Pode-se dizer que versão atual suavizou a cena, além de ter incluído a participação do Velho do Rio (Osmar Prado) no trágico fim do grileiro.
Antes de saber que ia morrer, Tenório se despede dos filhos que estavam prestes a voar para Campo Grande. Depois, começa a refletir sobre os erros da vida em voz alta. "Não sinto o remorso de nada", diz ele, que foi em direção ao rio para pescar.
Na sequência, ele é surpreendido por Alcides. "Chegou sua hora, capiroto", anuncia, segurando uma zagaia. Os dois começam a trocar insultos, assim como na cena de 1990.
Ameaçado, o grileiro chama Alcides para uma luta "mano a mano", ou seja, sem armas. Alcides topa e larga a zagaia, mas Tenório, mentiroso, tem uma arma escondida e passa a ameaçá-lo.
Ele, porém, não esperava que Zaquieu (Silvero Pereira) estivesse por ali e também tenha uma arma. O ex-mordomo o surpreende ao encostar a arma na nuca dele para defender o amigo Alcides.
"Você pode ser muita coisa, Tenório, menos homem", diz Zaquieu após ser insultado de "flozô" por Tenório.
"Você sabe como eu trato viado, né?", dispara Tenório ao atirar em Zaquieu, que cai no chão. Quando ele ia dar o segundo tiro, Alcides resgata a zagaia e acerta Tenório em cheio.
Diferentemente da primeira versão, o remake optou por um plano mais diante e não focou na zagaia entrando no corpo de Tenório.
Na sequência, o Velho do Rio em formato de cobra aparece e vira o responsável por levar Tenório ao rio, onde o grileiro é devorado pelas piranhas. Na primeira versão, quem levou Tenório para a água foi o próprio Alcides.
Como foi a cena em 1990?
Em 1990, Zaqueu tenta convencer Alcides a ir embora e abandonar a vingança, mas, no final, os dois permanecem de tocaia para matar Tenório.
Quando o fazendeiro aparece e se aproxima de um barco, Alcides anuncia: "vai chegar a sua hora". "O que é isso, peãozinho de merda? Não está satisfeito, não? Voltou para morrer?", retruca o latifundiário.
"Eu que vou acabar com a sua arma, maldito", garante Alcides. "Baixa essa zagaia, moleque, volta para a sua Bruaca", diz ele na sequência.
Os dois seguem trocando insultos, enquanto Zaqueu mantém uma arma em direção a Tenório.
Alcides começa a correr na direção de Tenório, que levanta arma em sua direção. Na hora, Zaqueu grita "cuidado Alcides" e tira a atenção do latifundiário, que atira na direção de Zaqueu e o atinge.
Alcides, então, atinge Tenório com a zagaia e perfura a barriga do grileiro, que começa a soltar sangue pela boca e cai no chão. Alcides mantém a zagaia dentro de Tenório em cena violenta.
Depois, ele olha para o céu e comemora. Na sequência, vai socorrer Zaqueu caído. "Você conseguiu", diz o ex-mordomo. "Claro, você foi minha salvação", responde Alcides
Tenório, então, aparece boiando no rio, dando a entender que vai ser devorado pelas piranhas. Alcides leva o amigo em direção à fazenda de Zé Leôncio para ser socorrido.
Zaqueu assume o assassinato de Tenório ao dizer que "acertou uma bala na cabeça do maldito". Alcides revela apenas para Maria o que aconteceu de verdade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.