Jornalista da Globo diz ter sido ameaçado por empresário que agrediu mulher
O jornalista Valmir Salaro, responsável pela matéria no "Fantástico" que denunciou agressão do empresário Thiago Brennand a uma modelo numa academia de luxo em São Paulo, diz que foi ameaçado pelo homem durante a apuração.
Convidado de hoje no "Encontro", ele relembrou as atitudes do empresário quando o procurou para ouvir seu posicionamento: "Ele foi muito agressivo, me xingou e me ofendeu, e, de uma certa forma, fez ameaças nessa gravação atacando todo mundo e desqualificando as vítimas. Depois, em três mensagens que ele mandou no celular, ele faz algumas ameaças", afirmou.
"Qualifico como uma ameaça velada porque quando fomos fazer a primeira matéria, liguei para ele da redação, ele sabia que essas conversas estavam sendo gravadas."
"A gente começou a conversar com ele de uma forma civilizada porque ele estava sendo acusado de crimes graves. Era o direito de resposta dele e dever meu, como jornalista, de procurá-lo para que ele desse a versão dele", completou o jornalista.
Ele comentou que ficou sensibilizado com o caso: "Às vezes eu tenho até vergonha de ser homem. Eu olho para a minha mulher, para as minhas filhas, para a minha neta, e penso: olha o que nós estamos deixando para as mulheres. Você vê feminicídios acontecendo diariamente, são quase cinco mil mulheres assassinadas por ano no Brasil. É um absurdo", comentou.
Mas a postura da Helena, corajosa, indignada e revoltada com o que aconteceu, levou a polícia, o Ministério Público a despertar para o Thiago Brennand. E começou a investigar. Até então, a polícia, o próprio Ministério Público e a polícia... Não posso acusar aqui, mas segundo advogados e moradores do condomínio de luxo onde ele mora no interior de São Paulo sempre foram complacentes e de uma certa forma protegeram esse empresário. Que na verdade não é empresário, ele é um herdeiro. Valmir Salaro
Relembre o caso
Em agosto, o "Fantástico" divulgou vídeos da câmera de segurança da academia que mostram Thiago Brennand iniciando uma discussão verbal com a modelo Helena Gomes e, em seguida, dando um empurrão na vítima.
"Ele estava alterado, rodeando muito, falou para eu sair de lá. Eu falei 'Eu não saio', ele falou de novo 'sai', eu falei 'não saio', eu falei mais alto e ele falou que mulher não gritava com ele. Eu fui para cima também, ele falou: 'Eu vou cuspir em você, porque você merece'. E cuspiu em mim", disse a modelo ao "Fantástico".
Depois, outras mulheres também disseram ter sido ameaçadas pelo empresário, que teve prisão decretada na semana passada. Valmir Salaro argumentou que a posição de poder do empresário dificulta as denúncias:
"As pessoas têm medo de pessoas poderosas e com muito dinheiro. E o Thiago, segundo as informações que nós levantamos, que a polícia levantou e que o Ministério Público também está apurando, é um homem muito poderoso e muito rico. Durante esses 20 anos, ele criou um círculo de proteção em volta dele. E esse círculo só foi de uma certa forma aberto, ou furado, pela Helena Gomes, a atriz que teve coragem, uma mulher extremamente corajosa, eu admiro a postura dela no Brasil, onde a mulher é vítima diariamente."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.