Topo

Rafael Portugal admite: 'Morro de medo de tudo que eu faço'

Colaboração para Splash, do Rio

05/10/2022 13h33

Rafael Portugal transformou seu amor pelo subúrbio em série de TV. No "Splash Entrevista" desta semana, o ator e humorista contou para Zeca Camargo detalhes de "Coração Suburbano", em que mostra a diversidade e riqueza das periferias brasileiras.

Na conversa, Zeca quis saber qual foi o ponto de partida para a série. Para Rafael, o subúrbio é algo indissociável de sua personalidade. "O Coração Suburbano surgiu de todas as manifestações suburbanas que eu tenho na minha vida", explicou.

Criado em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Rafael nunca escondeu suas origens em seu trabalho como ator.

Eu sempre coloquei essa coisa do suburbano nas coisas que eu faço. Tive o privilégio, nos meus trabalhos que ganharam alguma visibilidade, de botar minha persona, e minha persona é suburbana.

Hoje reconhecido nacionalmente, o ator se orgulha de nunca ter dado as costas ao subúrbio.

Graças a Deus, ninguém me fala: 'Pô, esqueceu da gente, não aparece mais!'. Até porque eu estou sempre lá, né? É a minha verdade.

Antes de gravar: 'Morri de medo'

A série, que apresenta locais como Madureira, no Rio, e Capão Redondo, em São Paulo, é uma criação do próprio Rafael, com produção do "Porta dos Fundos".

"Eu conversei com o pessoal do 'Porta' e eles de cara me falaram: 'incrível, vamos fazer!'", contou. Mesmo com esse suporte, o ator ficou tenso até o início das gravações.

Na semana em que comecei a gravar, estava morrendo de medo. Como tudo o que eu faço na minha vida, eu morro de medo. Sempre acho que vai dar errado.

Apesar dos temores de Rafael, deu tudo certo: os seis episódios de "Coração Suburbano" já estão disponíveis no canal de streaming Paramount+.

'Quebrei alguns dos meus preconceitos'

Apesar de nascido e criado no subúrbio do Rio, Rafael Portugal ficou impressionado com a riqueza que encontrou enquanto gravava a série.

"Sinto que consegui mostrar além do que imaginava", contou. "Encontrei muito mais do que pessoas incriveis."

Às vezes, a gente trata o subúrbio com um preconceito que nem sabe que tem, mas tem. Alguns meus foram quebrados.

"Quando uma pessoa fala contigo com aquela fala regada de gíria, ali tem muita riqueza e muito talento", disse. O ator aproveitou as gravações para dar um "check" em programas obrigatórios no subúrbio do Rio.

Apesar de ser da área, tinha coisas básicas que eu nunca tinha feito. Eu nunca tinha ido ao Baile Charme no Viaduto de Madureira. É muito forte, impactante, autossuficiente, as pessoas falam com brilho no olhar. É muito tocante.

Nervosismo diante de Porchat

Rafael Portugal falou com especial orgulho de seu trabalho no "Porta dos Fundos". Para ele, é uma felicidade participar das produções do grupo desde 2015.

"O 'Porta' é um divisor de muitas coisas na minha vida", disse. Rafael começou sua carreira de humorista num canal de humor no YouTube com amigos de Realengo. De lá, fez esquetes no canal "Parafernalha" até receber um telefonema de Antônio Tabet, um dos sócios do "Porta".

O Kibe me ligou. Na primeira semana, eu estava sem acreditar, mas fazendo o trabalho. E aí numa gravação vi o Fabio Porchat pela primeira vez pessoalmente, um ídolo! Não consegui disfarçar o nervosismo.

Depois do "Porta", Rafael percebeu algumas diferenças. Como, por exemplo, ter um carro à sua disposição nas diárias de gravação. "Parece normal, mas não é!", disse.

"Começou um lance de reconhecimento na minha vida. E o melhor: eu podia dar minha persona nos vídeos, sempre com roteiros muito bons", contou. A "liberdade e o carinho" com que foi recebido em 2015 permanecem os mesmos, ele diz:

Vai fazer sete anos que estou na produtora e é uma das coisas que eu mais amo fazer até hoje. A gente se dá bem. E eu sei do privilégio que é pra minha vida e pro humor do Brasil a existência do 'Porta'.

Splash Entrevista

Apresentado por Zeca Camargo, o programa recebe artistas e celebridades para um papo sincero sobre vida e carreira. Os episódios são disponibilizados toda quarta, a partir das 10h, no canal de Splash no YouTube e no UOL.