Jojo Todynho e Lucas: casal sabia que exposição de crise seria lucrativa?
Jojo Todynho e Lucas Souza protagonizaram a história mais cheia de reviravoltas do mundo dos famosos no último fim de semana, após o oficial do Exército anunciar o fim do casamento entre eles e voltar atrás da decisão em cerca de 24 horas.
A confusão toda, no entanto, colocou o casal nos holofotes, aumentou o engajamento de ambos nas redes sociais e despertou desconfianças sobre uma possível estratégia de marketing.
Do término à volta, os dois ganharam mais de 1 milhão de seguidores só no Instagram —de acordo com dados da plataforma Social Blade. No domingo (9), quando foi registrado o pico de maior movimento nas contas, o militar recebeu mais de 543 mil novos seguidores (o perfil do rapaz já conta com 1,7 milhão ao todo). Enquanto o de Jojo ganhou cerca de 300 mil no mesmo dia e já ultrapassa a marca de 23 milhões.
As especulações sobre um suposto uso da situação em benefício próprio ganharam força após Lucas substituir o comunicado da separação, em que falava sobre a "fase mais difícil da vida" dele, por dois stories.
Em um deles, com a legenda "motivo do término", o oficial encaminhava os internautas para o vídeo da música "Bangu" —lançamento mais recente de Jojo. No outro, intitulado "motivo da separação", os fãs foram parar no canal de Lucas, no YouTube.
Para Flávio Muniz, especialista em marketing e construção de autoridade digital de artistas, o comportamento é inusitado. "Se não foi proposital, é, no mínimo, curioso eles utilizarem todo o engajamento orgânico que conseguiram com a repercussão da suposta separação para levar o público para os dois links que geraram o crescimento de seus números nas redes sociais."
A cantora nega que a história seja uma estratégia de marketing. "Não preciso de marketing. Não tenho culpa pelas atitudes erradas, da minha parte sim, da parte dele não tenho culpa. Estão entendendo? Está esclarecido", disse a famosa, no Instagram. Em contato com a reportagem, Lucas afirmou que "não está bem" e prefere ficar off nos próximos dias.
Exposição que rende números
Segundo o especialista, tanto Jojo quanto Lucas sabiam que a exposição se converteria em ganhos no ambiente digital. "Sem dúvida nenhuma sabiam. Pois existem exemplos recentes, como Arthur Aguiar e Maíra Cardi, que também, entre idas e vindas, ganharam centenas de milhões de seguidores."
Em 2020, quando Maíra e Arthur confirmaram a primeira separação, o perfil da empresária ganhou 1,3 milhão de novos seguidores. Na semana passada, quando a influenciadora digital anunciou o novo término, o crescimento registrado foi de 100 mil —considerando os dias 6, 7 e 8 de outubro. Já Arthur recebeu quase 200 mil novos fãs na primeira separação, enquanto nesta o cantor não apresentou grandes variações.
"Quando você usa uma narrativa que atrai a atenção do público para a vida pessoal, o crescimento orgânico no número de seguidores no alcance das redes sociais é assustador. O storytelling [Contar histórias] da vida real sempre engaja bastante com o público", analisa Flávio Muniz.
O que viraliza
Se por um lado a vida comum pode provocar desinteresse, do outro, quando os protagonistas das histórias são famosos, o jogo muda completamente. De acordo com o especialista, o interesse pelos desdobramentos de histórias como a de Jojo e Lucas é certo no meio digital.
"Como estamos falando de celebridades que estão sempre em alta na mídia, com certeza viraliza. Pois existe uma conexão muito forte com os seguidores de ambos. O carisma, a linguagem popular e a conexão com o público com certeza ajudam na viralização e o crescimento é um resultado muito comum", completou.
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