Vera Holtz sem neuras: 'Este é meu corpo, tenho o maior respeito por ele'
Aos 70 anos, a atriz Vera Holtz tem ficado em cena durante 90 minutos nas sessões de seu novo espetáculo, o inédito - e ambicioso - monólogo "Ficções", em cartaz no CCBB do Rio de Janeiro. No "Splash Entrevista" desta semana, ela contou para Zeca Camargo que as exigências da montagem a levaram a redescobrir o próprio corpo.
Longe dos palcos desde antes da pandemia, Vera teve uma preparação vocal e corporal especiais para encarar o desafio de transpor para o teatro o best-seller "Sapiens", do filósofo israelense Yuval Harari - uma viagem proposta pelo autor e diretor Rodrigo Portella, que ela topou na hora.
No palco, ela tem a companhia do violoncelista e compositor italiano Federico Puppi. "Com esse trabalho eu tive a oportunidade de reconhecer meu corpo", disse.
Eu tenho 70 anos. Voltar em cena com um trabalho de uma hora e meia falando e me mexendo me fez perceber limites e ganhos no meu corpo.
Zeca aproveitou para perguntar como é a relação da atriz com o próprio corpo. "Nunca tive questão nenhuma com meu corpo", disse a sempre provocativa Vera.
Esse corpo tá comigo há quanto tempo? Eu tenho o maior respeito por ele. Esse é meu corpo, ele é assim.
'Vera Viral é uma entidade estranhíssima'
Volta e meia, Vera utiliza o próprio corpo como elemento das criações artísticas que publica em suas redes sociais como Vera Viral, um alter ego ainda mais provocativo que a atriz.
"Eu fiz artes plásticas, mas nunca consegui achar um lugar nas artes visuais para a criação", contou. O surgimento de Vera Viral foi, segundo ela, libertador.
Eu consigo trabalhar com conceitos de várias coisas numa foto. Eu elaboro, penso, jogo fora. Tem gente que diz que não entende nada. E eu digo que não precisa entender. É para sentir.
Talvez por conta da temporada da peça "Ficções", Vera Viral anda meio sumida. Zeca quis notícias dela - e recebeu.
Eu não tenho frequência para postar as obras da Vera. É um acordo que tenho com ela. Vera Viral é uma entidade estranhíssima, ela quer viver ali, nesse universo digital, e às vezes desaparece. Eu fico quieta. Daqui a pouco ela aparece.
'Eu sou viciada em 'Pantanal'
Enquanto ocupa os palcos - depois do Rio de Janeiro, "Ficções" fará escala em diversas capitais do Brasil -, Vera não desgruda os olhos da TV. "Eu sou viciada em 'Pantanal'", contou.
No bate papo no UOL, Vera e Zeca falaram justamente da longevidade do formato, criticado como ultrapassado por muitos, mas que surpreendeu com o sucesso do remake de "Pantanal".
Novela é sempre surpresa. É uma obra viva, é o hoje, o agora, o tempo presente. Ela vai captando tudo que tem. 'Avenida Brasil' tem essa atualidade.
"Quando vejo uma cena inteira de viola em 'Pantanal', sem aquela preocupação de cortar nem deixar tudo clipado, eu penso: olha aí o formato que se discute tanto. Está aí", elogiou.
Vera se emocionou também com o amor que o elenco demonstrou pela novela. "Você vê diretores, atores, todos apaixonados, todos com dificuldade de se despedir da obra", reparou. E agradeceu.
Foi uma despedida diária no Instagram deles, todos dividindo conosco essa partida da ficção.
Ao vivo com Glória Maria
Na conversa com Vera Holtz, Zeca Camargo lembrou que há 10 anos, "Avenida Brasil" teve uma despedida ainda mais icônica que a de "Pantanal". Para a atriz, que interpretou Mãe Lucinda na novela de João Emanuel Carneiro, as memórias se confundem em meio à emoção.
"É tudo embolado, eu lembro que a gente terminou a novela e foi para uma churrascaria", disse.
Ao chegar lá, encontraram a célebre repórter Glória Maria, pronta para entrar ao vivo com o elenco - o país inteiro parou para assistir ao último capítulo.
As ruas estavam todas vazias. E nós estávamos assustados, nervosos e exaustos, porque viramos madrugada gravando.
Criou-se um impasse, porque ninguém do elenco queria assumir o papel de porta-voz diante da jornalista. Vera diz que até hoje não sabe bem o que aconteceu em seguida.
Ninguém queria falar com ela, mas eu disse: eu falo. E entrei ao vivo com a Glória! Até hoje não entendi bem como.
Splash Entrevista
Apresentado por Zeca Camargo, o programa recebe artistas e celebridades para um papo sincero sobre vida e carreira. Os episódios são disponibilizados toda quarta, a partir das 10h, no canal de Splash no YouTube e no UOL.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.