Topo

Na Sua Tela

ANÁLISE

Filmes comprovam: não existe futuro sem a valorização do professor

Cinema traz grandes histórias de professores - Montagem sobre divulgação
Cinema traz grandes histórias de professores Imagem: Montagem sobre divulgação

Renan Martins Frade

Colaboração para o UOL

13/10/2022 12h59

Esta é a versão online da edição desta quinta-feira (13) da newsletter Na Sua Tela. Nesta semana, destaques para "Halloween Ends", "Rosalina" e outros filmes que chegam aos cinemas e aos streamings, além de uma curadoria do que vale assistir. Quer receber a edição da semana que vem no seu email? Inscreva-se. Os assinantes UOL ainda têm 12 newsletters exclusivas.

Em um momento em que a discussão política ganha contornos supérfluos, é o ensino que merece a nossa atenção. Por isso, o Na Sua Tela desta semana traz uma curadoria mais do que especial: são oito filmes com histórias sobre educação, alunos e professores, iluminando esse tema tão importante.

São produções que vão desde o divertido "Escola de Rock" a histórias mais densas, como "Entre os Muros da Escola" e "Ao Mestre, Com Carinho".

E como os cães ladram e a caravana passa, há ainda algumas estreias nos cinemas e no streaming - incluindo o terror de "Halloween Ends" e a curiosa comédia romântica "Rosalina". Está tudo a seguir.

Agora é escolher o que assistir e, no próximo dia 30 de outubro, lembrar da importância da educação na hora de depositar o seu voto na urna (eletrônica),

O que tem de novo?

HALLOWEEN ENDS

Halloween Ends - imagem - Divulgação/Universal Pictures - Divulgação/Universal Pictures
Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) tem o confronto final com Michael Myers em 'Halloween Ends'
Imagem: Divulgação/Universal Pictures

  • Assista ao trailer
  • Onde: Nos cinemas - clique para comprar ingressos
  • O que tem de bom: O primeiro "Halloween: A Noite do Terror", de 1978, foi um grande marco dos filmes de terror, se tornando um dos primeiros do subgênero conhecido como "slasher" - ou seja, com vilões que matam um grande número de personagens dentro da história. Depois de inúmeras sequências que foram decaindo em qualidade, a franquia foi revitalizada em 2018 com um novo "Halloween" - que funciona como uma continuação direta do original e traz novamente Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) contra o assassino Michael Myers. Esse foi o início de uma nova trilogia, continuada em "Halloween Kills" (2021) e que se encerra agora, com "Halloween Ends". Feito na medida para quem gosta de assistir a filmes de terror sangrentos na época do Dia das Bruxas.
  • O que te faz sentir: ameaça, perseguição


ROSALINA

Rosalina - imagem - Divulgação/Disney - Divulgação/Disney
Kaitlyn Dever é a ex de Romeo em 'Rosalina'
Imagem: Divulgação/Disney

  • Assista ao trailer
  • Onde: Nesta sexta, 14, no Star+
  • O que tem de bom: Todo mundo conhece a história de "Romeu e Julieta", mas você conhece a ex-namorada (e prima) de Romeu, Rosalina? É a partir do curioso ponto de vista da ex que revemos esse clássico de William Shakespeare, com Rosalina (Kaitlyn Dever, de "Fora de Série") tentando fazer de tudo para reconquistar o amado enquanto se desenrolam os eventos da famosa tragédia. Uma comédia romântica leve e inusitada, que, mesmo sendo de época, agrega uma linguagem moderna.
  • O que te faz sentir: ciúmes, deboche

ESPOSA DE ALUGUEL

Esposa de Aluguel - imagem - Reprodução/Netflix - Reprodução/Netflix
Caio Castro é o protagonista de 'Esposa de Aluguel', da Netflix
Imagem: Reprodução/Netflix

  • Assista ao trailer
  • Onde: Netflix
  • O que tem de bom: A Netflix segue apostando no cinema brasileiro, apresentando desta vez uma comédia romântica nacional estrelada por Caio Castro. No longa, o ator interpreta Luís, um solteirão convicto pressionado pela mãe (que tem uma doença terminal) a se casar em até seis meses, ou ficará de fora do testamento. O que ele faz? Contrata uma atriz (Thati Lopes) para interpretar uma noiva - e esse é só o começo da aventura. Uma mistura da linguagem do audiovisual brasileiro com os clichês das comédias românticas americanas.
  • O que te faz sentir: galhofa, animação

Aprendendo com os professores do cinema

Na escola é ensinado muito mais do que o conteúdo das matérias. É lá que aprendemos a conviver com o próximo, a valorizar as diferenças, a descobrir quem somos e a encontrar o caminho que iremos trilhar pelo resto da vida.

O professor tem uma grande importância nessa trajetória. São eles que identificam nossas dificuldades, ressaltam nossas qualidades, nos ensinam, motivam e, mais do que tudo, iluminam a nossa trajetória.

Como a ficção pode ser uma janela para a vida real, aqui estão oito filmes que trazem cativantes histórias sobre a relação entre mestres e alunos, todas inspiradoras. Revelam a importância do bom professor - e como precisamos pensar sempre na educação como a base de uma sociedade melhor.

Para todos os educadores - em especial minha mãe, que também foi uma professora de escola pública -, deixo aqui um muito obrigado. Que o Dia dos Professores seja em todos os dias, não só em 15 de outubro.


ESCOLA DE ROCK

Escola de Rock - imagem - Divulgação/Paramount Pictures - Divulgação/Paramount Pictures
Jack Black e a sua cativante turma de alunos em 'Escola de Rock'
Imagem: Divulgação/Paramount Pictures

  • Assista ao trailer
  • Onde: HBO Max
  • O que tem de bom: Mais do que uma comédia sobre música, "Escola de Rock" (2003) também é uma divertida história sobre a relação entre professor e alunos. Afinal, temos Jack Black em seu papel mais icônico: um músico que se torna professor substituto e resolve formar uma banda com os estudantes. O resultado dessa jornada é um filme não só sobre talento e vocação, mas também sobre o papel do professor na hora de tirar o máximo de seus alunos - e que a escola pode ser, sim, um ambiente extremamente divertido. É um longa-metragem perfeito para assistir ao lado dos pequenos, que passa para as novas gerações o amor pelo estudo e pela música.
  • O que te faz sentir: animação, alegria


SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

Sociedade dos Poetas Mortos - imagem - Reprodução/Disney - Reprodução/Disney
'Sociedade dos Poetas Mortos' é um dos inesquecíveis filmes do também inesquecível Robin Williams
Imagem: Reprodução/Disney

  • Assista ao trailer
  • Onde: Star+
  • O que tem de bom: Robin Williams é inesquecível - e "Sociedade dos Poetas Mortos" (1989) é um de seus filmes mais icônicos. No longa, o ator interpreta um professor de inglês de uma escola preparatória que, com métodos pouco ortodoxos, ensina poesia enquanto ajuda os alunos a superarem a pressão dos pais e da escola. Um relato tocante, bonito, cativante e envolvente, que coloca em pauta o tema da descoberta de quem somos e como o professor pode nos ajudar nisso. Por fim, tem a emocionante (e memorável) cena dos alunos recitando o trecho do poema "O Captain! My Captain", de Walt Whitman - um tributo a todos os professores.
  • O que te faz sentir: aceitação, valorização


GÊNIO INDOMÁVEL

Gênio Indomável - imagem - Divulgação/Paramount Pictures - Divulgação/Paramount Pictures
'Gênio Indomável' rendeu um Oscar a Robin Williams
Imagem: Divulgação/Paramount Pictures

  • Assista ao trailer
  • Onde: UOL Play, Paramount+
  • O que tem de bom: Robin Williams merece dois filmes nesta seleção. Em "Gênio Indomável" (1997), ele vive o dr. Sean Maguire, um professor de psicologia que por meio da terapia ajuda Will (Matt Damon), um garoto que tem grandes habilidades para a matemática - e também dificuldade para entender esse talento e para se relacionar. Escrito pelo próprio Damon e por Ben Affleck (que venceram o Oscar de Melhor Roteiro), o longa-metragem revela a importância do olhar do professor e do tratamento multidisciplinar para se extrair o melhor de cada aluno. Ah, a atuação de Robin Williams também rendeu um Oscar ao ator.
  • O que te faz sentir: aceitação, vulnerabilidade


COMO ESTRELAS NA TERRA

Como Estrelas na Terra - imagem - Divulgação/UTV - Divulgação/UTV
'Como Estrelas na Terra' traz a trajetória de um aluno com dislexia
Imagem: Divulgação/UTV

  • Assista ao trailer
  • Onde: Netflix
  • O que tem de bom: Da Índia chega uma história que, por questões sociais, pode se aproximar mais da realidade nas periferias brasileiras. "Como Estrelas na Terra" (2007) é sobre Ishaan (Darsheel Safary), um menino de oito anos que tem grandes dificuldades de aprendizado, sendo taxado de problemático e preguiçoso. É o professor de artes, Ram (Aamir Khan), que nota um grande talento e criatividade do garoto, ajudando-o a canalizar essa energia e a evoluir no aprendizado, superando assim a sua real dificuldade: a dislexia. Dessa forma, nos mostra como todas as crianças são especiais e que o ensino precisa entender essas particularidades.
  • O que te faz sentir: valorização, reconhecimento


AO MESTRE, COM CARINHO

Ao Mestre, Com Carinho - imagem - Divulgação/Columbia Pictures - Divulgação/Columbia Pictures
'Ao Mestre, Com Carinho' traz um dos mais icônicos trabalhos de Sidney Poitier
Imagem: Divulgação/Columbia Pictures

  • Assista ao trailer
  • Onde: Para aluguel e compra em Apple TV, Claro tv+
  • O que tem de bom: Um dos grandes trabalhos do ator Sidney Poitier, no qual ele interpreta Mark Thackeray - que assume o posto de professor temporário em uma escola londrina e fica responsável por uma turma de alunos encrenqueiros, muitos expulsos de outras escolas. Baseado em um livro autobiográfico, "Ao Mestre Com Carinho" (1967) é um longa tocante, com bom-humor, que valoriza a importância do professor também como educador e como construtor de pontes, permitindo que seus alunos sigam suas vidas a partir dos ensinamentos. Pode parecer datado e inocente, mas é ainda assim um relato válido - e que funciona também como um interessante registro da cultura inglesa entre os adolescentes da década de 1960. Como cereja do bolo, tem uma inesquecível música-tema da cantora Lulu.
  • O que te faz sentir: valorização, esperança

PROFESSOR POLVO

Professor Polvo - imagem - Ross Fylinck/Divulgação/Netflix - Ross Fylinck/Divulgação/Netflix
Prepare o lenço: 'Professor Polvo' provoca lágrimas
Imagem: Ross Fylinck/Divulgação/Netflix

  • Assista ao trailer
  • Onde: Netflix
  • O que tem de bom: É possível que um polvo nos ensine lições sobre vida, morte e a nossa relação com a natureza? Claro que sim! "Professor Polvo" (2020) é um documentário inusitado, sobre como o cineasta Craig Foster desenvolveu uma linda amizade com um polvo fêmea - convivendo com o animal por meses e registrando tudo com sua câmera. É uma experiência transformadora para Craig e para o espectador, nos emocionando enquanto assistimos. Uma lição inusitada, mostrando que há muito o que aprender com o mundo - basta apenas estar com os olhos bem abertos.
  • O que te faz sentir: preocupação, carinho


ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

Entre os Muros da Escola - imagem - Divulgação/imovision - Divulgação/imovision
'Entre os Muros da Escola' venceu a Palma de Ouro, o prêmio mais importante do Festival de Cannes
Imagem: Divulgação/imovision

  • Assista ao trailer
  • Onde: Reserva Imovision, Canais Prime Video
  • O que tem de bom: O cineasta Laurent Cantet tem um dos mais fascinantes - e curiosos - métodos de trabalho. O francês prefere dirigir não-atores, ou seja, pessoas que não atuam. Na prática, ele faz um verdadeiro trabalho de olheiro, identificando quem se encaixa na história que ele quer contar, introduzindo no roteiro os problemas e dilemas reais dessas pessoas. "Entre os Muros da Escola" (2008) é um ótimo exemplo desse modo de trabalho, com a história de um professor de francês (François Marin) de uma escola pública frequentada em grande parte por imigrantes ou filhos de imigrantes. A partir disso, conhecemos um grupo de alunos - todos justamente interpretados por não-atores - e entendemos a dinâmica real da sala de aula, as preocupações dos jovens, seus medos, alegrias e muito mais. Um relato visceral sobre as diferenças sociais, que venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes.
  • O que te faz sentir: aceitação, desapontamento


A TRAMA

A Trama - imagem - Divulgação/Esfera Cultural - Divulgação/Esfera Cultural
O francês 'A Trama' retrata uma oficina de redação
Imagem: Divulgação/Esfera Cultural

  • Assista ao trailer
  • Onde: Para aluguel e compra em Apple TV, Google Play, YouTube, Claro tv+ e Vivo Play
  • O que tem de bom: Outro filme de Laurent Cantet que traz a dinâmica entre mestre e alunos. Dessa vez, a história é sobre Olivia (Marina Foïs), uma escritora parisiense que vai até a pequena cidade de La Ciolat, no sul da França, para ministrar uma oficina de literatura. A turma é formada por não-atores, que emprestam parte de suas vidas na composição dos personagens. Entre eles, Olivia fica fascinada com Antoine (Matthieu Lucci), um jovem que, sem objetivo de vida, é seduzido pelo discurso da extrema-direita fascista. Uma história que diz muito sobre a França de hoje, mas que pode ser extrapolada para outros países (incluindo o Brasil).
  • O que te faz sentir: ceticismo, ressentimento

* O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial. Já a disponibilidade e as datas de lançamento dos títulos são de responsabilidade de plataformas e distribuidores, podendo ser alteradas sem prévio aviso.