Vilã, carola e onça: as personagens mais marcantes de Cássia Kis na TV
Cássia Kis já afirmou que Cidália, de "Travessia" (TV Globo), será sua última personagem de novela e que, depois da produção, irá se aposentar. A atriz está na televisão há mais de 40 anos e, nesse tempo, interpretou vários personagens de destaque.
Em sua carreira, Cássia transitou entre o humor, o drama e até o terror. Fez parte de um dos maiores mistérios da teledramaturgia e foi uma personagem de destaque na primeira versão de "Pantanal".
Relembre os papéis marcantes da atriz:
Lulu, em "Roque Santeiro" (1985)
Lugolina ou Lulu foi um dos primeiros papéis de destaque de Cássia Kis. A jovem é um dos "milagres" feitos por Roque Santeiro (José Wilker): a menina, supostamente, foi curada após ver o herói depois de morto.
Mulher do avarento e repressor Zé das Medalhas (Armando Bógus), se envolve com o mulherengo Roberto Mathias (Fábio Jr.).
Leila, em "Vale Tudo" (1988)
Quem matou Odete Roitman? Foi Leila, personagem interpretada por Cássia Kis em "Vale Tudo". A personagem é ex-mulher de Ivan (Antonio Fagundes) e mãe de Bruno (Danton Mello). Casa-se com o mau-caráter Marco Aurélio (Reginaldo Faria) e acaba atirando em Odete (Beatriz Segall) achando que ela era Maria de Fátima (Gloria Pires), amante de seu marido.
"Primeiro que Dennis Carvalho [diretor] chegou pra mim assim, uns três meses antes: 'Cássia, vou te dizer uma coisa. A Odete Roitman vai morrer e a Leila é quem vai matar. Mas você não pode contar pra ninguém, ok? Você guarda esse segredo? [...] Eu tanto guardei segredo que passaram-se dois, três meses eu falei assim: 'Mas será que é a Leila mesmo que matou?'", contou a atriz em entrevista à CBN em 2018.
Ao final da novela, Leila foge com Marco Aurélio, que dá uma "banana" para o Brasil ao deixar o país, outra cena emblemática do folhetim.
Maria Marruá em "Pantanal" (1990)
Antes de Juliana Paes, foi Cássia Kis quem virou onça na televisão, ainda na Rede Manchete. A atriz interpretou Maria Marruá na primeira versão de "Pantanal", em 1990. Na versão original, Cristiana Oliveira interpretou Juma, filha de Maria.
Ana, em "Barriga de Aluguel" (1990)
Cássia protagonizou "Barriga de Aluguel", novela em que interpretou Ana, uma jogadora de vôlei com um casamento "perfeito", mas que não pode ter filhos. Diante das dificuldades para engravidar, a atleta e o marido, Zeca (Victor Fasano), contratam Clara (Claudia Abreu) como barriga de aluguel.
A trama principal gira em torno da disputa das duas mães pelo bebê. Bruno Moreira, que interpretou a criança, foi assassinado em agosto deste ano, no Rio de Janeiro, durante um assalto.
Ilka Tibiriçá, em "Fera Ferida" (1993)
Em "Fera Ferida", Cássia interpretou Ilka, uma secretária da prefeitura virgem, cheia de manias e doida para casar. Depois de conhecer Ataliba Timbó (Paulo Gorgulho), um ex-jogador de futebol com impotência sexual, resolve ajudá-lo a resolver o "probleminha". Para tanto, faz uso de pratos especiais e receitas exóticas.
Beatriz, em "Quem é Você?" (1996)
Mais uma protagonista de Cássia: a independente Beatriz, irmã de Luiza (Elizabeth Savalla). As duas viviam em pé de guerra por vários motivos, como o abandono do pai (Francisco Cuoco) e a morte da mãe. A relação das duas azeda de vez após Beatriz revelar que o marido da irmã (Alexandre Borges) é pai de seu filho (Pedro Brício).
Adma, em "Porto dos Milagres" (2001)
Em "Porto dos Milagres", Cássia interpretou a ambiciosa vilã Adma, mulher do inescrupuloso Félix (Antonio Fagundes). Durante a trama, decide envenenar aos poucos o irmão gêmeo do marido, Bartolomeu (Antonio Fagundes), que era um dos homens mais importantes da cidade.
Mariana, em "Paraíso" (2009)
A beata Mariana casou contra sua vontade com Antero (Mauro Mendonça) e teve Maria Rita (Nathalia Dill). Criou a filha em uma redoma e inventou o mito de que a menina seria uma santa. Com isso, Maria fica conhecida como "Santinha".
Dulce, em "Morde & Assopra" (2011)
Na novela, a humilde faxineira Dulce se esforça para pagar a faculdade de medicina do filho, Guilherme (Klebber Toledo), trabalhando em um hotel e vendendo cocadas à noite. O jovem, porém, rejeita a mãe e não cursa nenhuma universidade, gastando o dinheiro suado em festas e roupas caras.
Melissa, em "Amor Eterno Amor" (2012)
Cássia voltou a ser vilã em "Amor Eterno Amor", com a malvada e invejosa Melissa. É ela que manda sequestrar o próprio sobrinho, Carlos/Rodrigo (Gabriel Braga Nunes), para tentar fazer com que seu filho, Fernando (Carmo Dalla Vecchia), se torne herdeiro de sua irmã milionária, Verbena (Ana Lucia Torre).
Bônus: Meire, em "Bicho de Sete Cabeças" (2000)
Cássia atuou no premiado drama "Bicho de Sete Cabeças", dirigido por Laís Bodanzky. No longa-metragem, a atriz interpretou Meire, mãe do incompreendido Neto (Rodrigo Santoro). Junto com o marido, Wilson (Othon Bastos), interna o rapaz em uma clínica psiquiátrica, onde o jovem é submetido a situações abusivas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.