Topo

Daniel Radcliffe lamenta morte do ator de Hagrid: 'Homem adorável'

Daniel Radcliffe e Robbie Coltrane contracenaram como Harry e Hagrid em todos os filmes "Harry Potter" - Divulgação
Daniel Radcliffe e Robbie Coltrane contracenaram como Harry e Hagrid em todos os filmes 'Harry Potter' Imagem: Divulgação

Colaboração para Splash

14/10/2022 15h26

O ator Daniel Radcliffe, de 33 anos, divulgou um comunicado lamentando a morte do colega Robbie Coltrane, que viveu Hagrid nos filmes de "Harry Potter". Os dois atuaram juntos em todos os títulos da franquia criada por J. K. Rowling.

"Robbie foi uma das pessoas mais engraçadas que conheci. Ele costumava nos manter rindo constantemente quando crianças no set", afirma Radcliffe.

"Tenho lembranças especialmente boas dele mantendo nosso ânimo em 'O Prisioneiro de Azkaban', quando estávamos todos escondidos da chuva torrencial por horas na cabana de Hagrid e ele contava histórias e contava piadas para manter o moral. Sinto-me incrivelmente sortudo por ter conhecido e trabalhado com ele e muito triste por ele ter falecido. Ele era um ator incrível e um homem adorável", concluiu o ator.

Autora dos livros que inspiraram a saga nos cinemas, J. K. Rowling também se manifestou a respeito do falecimento de Coltrane. Ela publicou em suas redes sociais uma homenagem ao ator.

"Eu nunca conhecerei alguém remotamente parecido com Robbie novamente. Ele era um talento incrível, completo, e eu tive a sorte de conhecê-lo, trabalhar com ele e rir com ele. Envio meu carinho e minhas mais profundas condolências à sua família e, acima de tudo, aos seus filhos", escreveu Rowling no Twitter.

Luto

Robbie Coltrane, famoso por interpretar Hagrid na saga "Harry Potter", morreu aos 72 anos num hospital na Escócia. A causa da morte não foi divulgada.

A informação foi confirmada pela empresa que agenciava sua carreira ao site The Hollywood Reporter. Além de "Harry Potter", ele também atuou em dois filmes da saga "James Bond" e em "Flash Gordon" (1980).

Nascido no dia 30 de março de 1950 em Glasgow, na Escócia, Anthony Robert McMillan se formou em artes visuais. No entanto, não conseguiu trabalhar na área e passou a se apresentar como comediante stand-up em Edimburgo.

Quando começou a investir na carreira de ator, adotou o nome artístico Robbie Coltrane em homenagem ao saxofonista John Coltrane. Alguns de seus primeiros trabalhos no ramo foram o filme "Flash Gordon" (1980), e as séries "Keep It in the Family" (1980) e "Blackadder" (1983).

Nessa época, Coltrane admitiu ter problemas com alcoolismo e chegou a ameaçar bater no jornalista Piers Morgan num bar.

Nos anos 90, ele conseguiu seus primeiros créditos de protagonista, em "Freiras em Fuga" (1990) e "Querem Matar o Papa" (1991). Foi aí que começou a ter visibilidade nos Estados Unidos, o que permitiu que conseguisse papéis como o agente da KGB Valentin Dmitrovich Zukovsky em "007 contra GoldenEye" (1995) e "007 - O Mundo não é o Bastante" (1999).

Em 2001, fez sua estreia como Rúbeo Hagrid em "Harry Potter e a Pedra Filosofal". O personagem fez Coltrane ganhar a simpatia de um público mais jovem, e desde o fim da saga o ator vinha focando seus trabalhos na televisão britânica.

Ele foi casado com a escultora Rhona Gemmell entre 1999 e 2003 e os dois tiveram dois filhos.