Robbie Coltrane, o Hagrid de 'Harry Potter', morre aos 72 anos
Robbie Coltrane, famoso por interpretar Hagrid na saga "Harry Potter", morreu aos 72 anos num hospital na Escócia. A causa da morte não foi divulgada.
A informação foi confirmada pela empresa que agenciava sua carreira ao site The Hollywood Reporter. Além de "Harry Potter", ele também atuou em dois filmes da saga "James Bond" e em "Flash Gordon" (1980).
Nascido no dia 30 de março de 1950 em Glasgow, na Escócia, Anthony Robert McMillan se formou em artes visuais. No entanto, não conseguiu trabalhar na área e passou a se apresentar como comediante stand-up em Edimburgo.
Quando começou a investir na carreira de ator, adotou o nome artístico Robbie Coltrane em homenagem ao saxofonista John Coltrane. Alguns de seus primeiros trabalhos no ramo foram o filme "Flash Gordon" (1980), e as séries "Keep It in the Family" (1980) e "Blackadder" (1983).
Nessa época, Coltrane admitiu ter problemas com alcoolismo e chegou a ameaçar bater no jornalista Piers Morgan num bar.
Nos anos 90, ele conseguiu seus primeiros créditos de protagonista, em "Freiras em Fuga" (1990) e "Querem Matar o Papa" (1991). Foi aí que começou a ter visibilidade nos Estados Unidos, o que permitiu que conseguisse papeis como o agente da KGB Valentin Dmitrovich Zukovsky em "007 contra GoldenEye" (1995) e "007 - O Mundo não é o Bastante" (1999).
Em 2001, fez sua estreia como Rúbeo Hagrid em "Harry Potter e a Pedra Filosofal". O personagem fez Coltrane ganhar a simpatia de um público mais jovem, e desde o fim da saga o ator vinha focando seus trabalhos na televisão britânica.
Ele foi casado com a escultora Rhona Gemmell entre 1999 e 2003 e os dois tiveram dois filhos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.