Topo

Morre Robbie Coltrane: lições que aprendemos com Hagrid em Harry Potter

Robbie Coltrane como Hagrid
Robbie Coltrane como Hagrid
Divulgação

Colaboração para Splash, em Pernambuco

15/10/2022 14h21

Robbie Coltrane, famoso por interpretar Hagrid na saga "Harry Potter", morreu aos 72 anos num hospital na Escócia.

Em 2001, ele fez sua estreia como Rúbeo Hagrid em "Harry Potter e a Pedra Filosofal", interpretando um personagem que marcou uma geração de fãs.

Um dos mais queridos personagens da saga de livros e filmes, Hagrid protagonizou diversos momentos que ensinaram muita coisa aos fãs.

Continua depois da publicidade

Se orgulhar do que nós somos

Meio-gigante na história, filho de um bruxo e uma giganta, Hagrid nunca se deixou ser destratado ou diminuído por isso. Hagrid ensinou que não se deve ter vergonha do que se é e nunca deixar isso ser usado contra você.

Amar e respeitar os animais

O carinho de Hagrid por animais foi algo que o acompanhou do começo ao fim da saga. Professor de Trato das Criaturas Mágicas, Hagrid ensinou aos seus alunos que os animais devem ser respeitados e sempre tratados com carinho e educação.

O valor de lealdade

Na primeira cena dos filmes, quando perguntado se fez bem em confiar a Hagrid a missão de levar Harry à casa dos seus tios, Dumbledore diz que confiaria sua vida a Hagrid.

A frase é uma demonstração do valor da lealdade que ele sempre demonstrou ao diretor e a ao elo dos dois.

Um coração puro

Hagrid era o personagem adulto da história que mais se aproximava do coração das crianças. Não à toa, ele era considerado por Harry e seus amigos como uma parte essencial de Hogwarts, sem a qual a escola não existiria.

Lutar contra o preconceito

Em "Harry Potter e a Câmara Secreta", Hermione é chamada de sangue-ruim por Draco, um termo pejorativo para bruxos que nasceram em famílias trouxas. Hagrid é um dos que mais apoia a garota, reafirmando que o preconceito era algo que não deveria existir.

Continua depois da publicidade

Sempre ter fé e esperança

Ao longo da história, Hagrid nunca perde a fé em Dumbledore e Harry. Mesmo quando Voldemort retornou e está ganhando a guerra, ele nunca deixa de acreditar que o bem vencerá no final e que eles devem continuar lutando.

A efemeridade da vida

Em sua participação no especial comemorativo de 20 anos da saga, Robbie comentou a importância de seu personagem e lembrou que, em 50 anos ele não estaria aqui, mas Hagrid sim, por meio de seus ensinamentos.