Topo

Dani Calabresa sobre Tatá Werneck: 'Perdemos o contato, mas não a amizade'

Colaboração para Splash, do Rio

17/10/2022 04h00

Dani Calabresa se tornou conhecida nacionalmente a partir de 2008, quando entrou na MTV Brasil e brilhou em programas como "Quinta Categoria", "Furo MTV" e "Comédia MTV". A humorista permaneceu na emissora até 2013, quando assinou com a Band para integrar o "CQC".

Na entrevista para o "De Lado Com Fefito" desta semana, o apresentador quis saber de Dani se a turma da MTV, que tinha nomes como Bento Ribeiro, Paulinho Serra, Tatá Werneck, Marcelo Adnet e Fabio Rabin, ainda mantém a amizade.

"Você tem um grupo com o pessoal da MTV no WhatsApp?", perguntou o apresentador. "A gente não tem grupo. Eu falo com a galera da MTV, mas a gente se afastou quando terminou", explicou. Com Tatá Werneck, no entanto, houve um distanciamento um pouco mais prolongado.

Eu e a Tatá demos uma afastada. Ela foi pra Globo, eu pro 'CQC', demorou pra gente se conectar.

O gelo foi quebrado há algum tempo numa troca de mensagens. "A gente tem uma lembrança tão feliz da MTV. Eu disse que adoraria fazer um projeto com ela, e ela disse que iria amar."

Essa conversa me deu uma paz no coração. A gente não se encontra, mas tem um carinho. Perdemos o contato, mas não a amizade.

"Mas tem também uma admiração. Tatá é genial, uma mulher comediante poderosíssima, que tem o melhor talk show!"

Assédio: 'A gente sabe quando tem maldade'

Dani Calabresa abriu o jogo sobre a acusação de assédio sexual contra o humorista Marcius Melhem. Emocionada, ela falou no "De Lado com Fefito" sobre a prática de criar desculpas para comportamentos abusivos e revelou o que leva do episódio, que resultou na demissão de Melhem da TV Globo. Assista acima.

Perguntada por Fefito sobre que lição é possível tirar do caso, a comediante afirma que não dá mais para "normalizar atitudes, comportamentos e pensamentos machistas". "A gente fala: 'ah, ele passou a mão na sua bunda? Ele faz isso com todas, é o jeito dele'. Não! É assédio", diz.

Não dá para se calar, porque aí você protege a pessoa"
- Dani Calabresa

No fim de 2019, Dani fez uma denúncia na Globo contra Melhem, seu então chefe e diretor do núcleo de humor da emissora. Em seguida, ao lado de outras sete mulheres, também o denunciou à Justiça por assédio moral e sexual.

Atualmente, são 13 mulheres com denúncias contra Melhem, segundo a advogada Mayra Cotta. A defesa de Marcius Melhem afirma que, formalmente, há oito denunciantes. Ele nega todas as acusações.

Em junho deste ano, o colunista do UOL Ricardo Feltrin divulgou mensagens trocadas entre a atriz e Melhem, que tenta provar que a relação era consensual. Dani moveu uma queixa-crime solicitando a proibição da divulgação de mensagens trocadas por WhatsApp entre os dois, mas o pedido foi arquivado.

Na ocasião, Melhem comemorou, dizendo que a decisão representa seu "direito de mostrar provas publicamente". A decisão, no entanto, se refere somente à divulgação das mensagens — a investigação das denúncias de assédio continua sob sigilo de justiça.

A gente sabe quando tem maldade. Ninguém brinca de p** duro"
- Dani Calabresa

No papo com Fefito, Dani também falou sobre como é comum tentar minimizar ações abusivas até que elas sejam entendidas apenas como "brincadeiras".

"A gente cria muita desculpa", diz. "Não dá para se aproveitar de um ambiente informal. A gente sabe quando tem maldade. Ninguém brinca de p** duro".

'CAT BBB' em 2023? 'Passando currículo pro Boninho'

Como muitos artistas nos últimos anos, Dani Calabresa não tem mais contrato fixo com a TV Globo. Fefito questionou a humorista sobre essa nova situação, mas ela contou que mal teve tempo de sentir uma nova rotina:

Me falaram no início de novembro [que seus contratos passariam a ser por obra]. Aí, no fim do mesmo mês já me chamaram pra fazer um piloto super-secreto - era o 'CAT BBB'.

Para a atriz, a mudança contratual veio a calhar. Ela já se imaginava dando voos mais independentes. "Então, no momento que aconteceu foi muito legal. Eu não sofri. Achei bom", disse.

Eu gosto muito de trabalhar na Globo, mas tem proposta de streaming, tem um mundo de internet. Dá para ter liberdades diferentes, propostas de trabalho diferentes.

Sucesso no "Big Brother Brasil" com o "CAT BBB", que assumiu na última edição do reality no lugar de Rafael Portugal, Dani não quer abrir mão do quadro. Ela ainda aguarda para saber se fará o quadro em 2023:

Não se sabe ao certo. No meu coração, sim. Boninho, vai ficar chatíssimo se você fizer isso comigo. Tô todo dia passando o currículo debaixo da porta dele!

'A gente policia a vida dos outros sem saber que pode doer'

Dani Calabresa é um alvo constante do interesse dos sites e perfis de fofocas. Se ela sair sozinha, gera especulações. Se estiver de saia curta, então?

Já começa: é um 'tá solteira', 'tá soltinha', 'curte a noite de saia'. É sério que a notícia é essa?

Para a humorista, até nesse campo as mulheres sofrem mais do que os homens.

Essas perguntas vêm mais pra mulher. É mais uma grande injustiça do 'cacete' do mundo contra as mulheres!

E fez uma comparação. "Você pode pegar 19 pessoas numa noite, se estiver de moletom não vira notícia", disse. "Aí vai dar uma voltinha de saia e já dizem que você está 'no mercado'".

Essas perguntas, em geral indelicadas, podem ser violentas. "Se uma pessoa estiver tentando engravidar e ouvir que 'não quer ter filho', deve machucar. O mesmo para quem passou por um término recente", alertou.

Policiar a vida dos outros é uma coisa que a gente faz sem ter noção de que pode doer - até acontecer com a gente.

De Lado Com Fefito

O De Lado com Fefito vai ao ar toda quinta-feira, às 14h, na home UOL e no canal de Splash no YouTube. Artistas e personalidades da mídia batem um papo com o colunista de Splash que vai de vida e carreira aos momentos de vergonha alheia que todo mundo passa de vez em quando.