Topo

Gravidez de ex, dois casamentos e crise: como foi o romance de Gisele e Tom

Gisele e Tom Brady estão juntos há cerca de 16 anos - Reprodução/Instagram
Gisele e Tom Brady estão juntos há cerca de 16 anos Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

18/10/2022 04h00Atualizada em 28/10/2022 13h05

A modelo Gisele Bündchen e o jogador de futebol americano Tom Brady oficializaram hoje o divórcio.

"A decisão de terminar um casamento nunca é fácil, mas nos distanciamos e, ao mesmo tempo em que obviamente é difícil passar por isso, me sinto abençoada pelo tempo que passamos juntos", escreveu a modelo ao dar a notícia aos seguidores.

Gisele e Tom começaram a namorar há cerca de 16 anos e passaram 13 anos casados. Os dois esbanjavam um clima de romance nas redes sociais e nas aparições públicas, mas o relacionamento do casal nem sempre foi fácil.

Eles tiveram um início conturbado após a ex-namorada do atleta anunciar que estava grávida dele e, nos últimos anos, Gisele deixou transparecer sua insatisfação com a dedicação total do marido ao esporte.

Saiba tudo sobre o relacionamento dos dois e os detalhes do divórcio:

Início turbulento

Gisele e Tom Brady se conheceram em dezembro de 2006. O atleta havia terminado o relacionamento com a atriz Bridget Moynahan (a Natasha, de "Sex & The City") naquele mesmo mês. Eles namoravam desde 2004.

Tom foi apresentado a Gisele por um amigo em comum, e o primeiro encontro do casal aconteceu em um bar de vinhos. Ela tinha 27 anos e ele, 29. Segundo os dois, foi amor à primeira vista.

Eu soube na hora. [...] No momento em que o vi, ele sorriu e eu fiquei tipo: 'Esse é o sorriso mais lindo e carismático que já vi!'. Nós nos sentamos e conversamos por três horas. Eu tinha que voltar para [o Brasil] para passar o Natal, mas não queria ir embora. Sabe quando você não se cansa de alguém? Desde o primeiro encontro, não passamos mais um dia sem falar um com o outro. Gisele em entrevista à revista Vogue em 2009

Em janeiro de 2007, o namoro dos dois se tornou oficial. Uma notícia inesperada, porém, perturbou o relacionamento logo no mês seguinte.

O romance de Gisele e Tom Brady começou em dezembro de 2006 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
O romance de Gisele e Tom Brady começou em dezembro de 2006
Imagem: Reprodução/Instagram

Ex grávida

Em fevereiro de 2007, pouco menos de um mês após Gisele e Tom assumirem um relacionamento, Bridget anunciou que estava grávida de cerca de três meses. A atriz de 35 anos esperava seu primeiro filho com Tom Brady, John Edward, hoje com 15 anos.

"Foi um momento interessante, porque descobrimos que minha ex-namorada estava grávida do meu filho mais velho. Fomos forçados a lidar com essa situação muito importante em nossas vidas em um momento novo do nosso relacionamento. [...] Foi difícil para a minha mulher e para a mãe do meu filho, porque ela também não imaginava isso", disse o jogador de futebol americano, em entrevista ao radialista Howard Stern em 2020.

Gisele, por sua vez, disse que pensou em deixar o namorado ao se deparar com a situação: "Eu não sabia o que fazer. Foi um daqueles momentos em que você pensa: 'Será que eu devo fugir?'", contou, em entrevista ao programa "This Morning". A modelo disse que considera John seu "filho bônus" e que é muito grata a Bridget.

Em 2006, Bridget falou pela primeira vez sobre o assunto.

Passar pelo momento traumático de ter o coração partido e depois descobrir que estava grávida virou minha vida toda de cabeça para baixo e tirou meu ar. [...] Mas eu tirei tanta coisa disso. [...] Agora eu tenho um filho e é a melhor coisa do mundo. Bridget Moynahan em entrevista à revista Harper's Bazaar

A atriz é casada com o empresário Andrew Frankel desde 2015.

Rumores de que Gisele e Bridget não tinham uma boa relação circularam durante anos. As duas, no entanto, já foram vistas juntas algumas vezes e Bridget publicou mensagens de torcida para Tom em algumas ocasiões. Em março deste ano, ela o parabenizou por se "desaposentar". O atleta, por sua vez, já postou mensagens de Dia das Mães e aniversário para a ex nas redes sociais.

Bridget Moynahan, John, Tom Brady e Gisele Bündchen posam para registro em família - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Bridget Moynahan, John, Tom Brady e Gisele Bündchen posam para registro em família
Imagem: Reprodução/Instagram

Dois casamentos

Em janeiro de 2009, Tom Brady pediu Gisele em casamento. A modelo deu detalhes do pedido romântico em uma entrevista à revista Vogue em 2018: Tom disse a Gisele que o apartamento dela estava inundado. Ela correu para o local e encontrou velas e pétalas de rosa por toda parte.

Os noivos planejaram o casamento em dez dias e fizeram duas cerimônias, ambas intimistas e com poucos convidados. A primeira aconteceu um mês depois, em uma igreja católica em Santa Monica, na Califórnia. Depois do casamento, fizeram um churrasco em casa.

Cerca de um mês depois, Gisele e Tom fizeram uma nova cerimônia na propriedade da modelo na Costa Rica. "Às vezes digo para as pessoas que eu e meu marido nos amamos tanto que nos casamos duas vezes", contou Gisele em seu livro, "Aprendizados".

Nos últimos anos, Gisele compartilhou registros das festas em suas redes sociais.

Gisele Bündchen e Tom Brady se casaram em 2009 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Gisele Bündchen e Tom Brady se casaram em 2009
Imagem: Reprodução/Instagram

Mais filhos e foco na família

Gisele teve seu primeiro filho com Tom em dezembro de 2009. Hoje, Benjamin tem 12 anos. Três anos depois, em dezembro de 2012, nasceu Vivian, a caçula da família. Ela tem 9 anos.

Em 2015, Gisele decidiu se aposentar das passarelas. A modelo seguiu fazendo ensaios e se dedicando a outros projetos.

"Eu quero focar mais na minha família e em projetos pessoais," escreveu em seu livro.

A modelo desabafou sobre a maternidade em entrevista à revista People em 2018: "Quando me tornei mãe, eu meio que me perdi. Foi como se uma parte de mim morresse. [...] Eu sempre fui essa pessoa muito independente. Era tudo sobre mim. Mas agora eu tinha esse pequeno ser e, de repente, senti como se não pudesse fazer outras coisas. Isso foi muito difícil pra mim", contou.

Primeiros rumores de tensão

Os primeiros rumores de divórcio surgiram em 2015, mas Tom colocou um ponto final nos boatos em entrevista à rádio americana WEEI e disse que o casal estava "ótimo".

Já em 2017, surgiram indicativos de que Gisele não estava contente com toda a dedicação do marido ao futebol americano. O atleta disse que a modelo pediu que ele se aposentasse, mas que ele não cedeu porque "estava se divertindo" e "ainda podia jogar".

No ano seguinte, na entrevista a Stern, Tom disse que, há alguns anos, Gisele escreveu um recado para ele dizendo que estava insatisfeita com o relacionamento.

Ela sentiu que eu não estava fazendo minha parte para a família. [...] Ela sentia que eu jogava futebol a temporada inteira enquanto ela cuidava da casa e, de repente, quando eu voltava, eu dizia: 'Ótimo, agora vou cuidar dos meus outros negócios. Agora vou treinar'. Tom Brady, em 2018

A falta de atenção à família por parte de Tom foi apontada por algumas fontes da imprensa internacional como um dos motivos do fim do casamento.

Tom Brady e Gisele Bundchen posam para foto juntos  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Tom Brady e Gisele Bundchen posam para foto juntos
Imagem: Reprodução/Instagram

Se aposentou e logo se "desaposentou"

Em fevereiro de 2022, Tom Brady anunciou sua aposentadoria do futebol americano e citou o apoio da mulher.

"Eu sempre saí do campo e fui para casa para encontrar a mulher mais amável e solidária, que fez tudo por nossa família para permitir que eu focasse na minha carreira. Seu altruísmo permitiu que eu alcançasse novas alturas profissionalmente e eu não tenho palavras para descrever o que você significa para mim e para minha família", escreveu.

No entanto, cerca de seis semanas depois, o atleta desistiu de se aposentar. Apesar de Gisele ter publicado mensagens de apoio ao marido, fontes afirmaram à revista People que a decisão do atleta causou "muita tensão" entre os dois. Gisele não esteve no jogo de estreia de Brady após a volta dele aos campos.

Novos boatos de crise

Em setembro deste ano, a imprensa americana noticiou que Gisele deixou a casa da família e que a modelo e o atleta estavam vivendo em casas separadas.

No mesmo mês, em entrevista à revista "Elle", a brasileira falou sobre os sacrifícios que fez para apoiar o marido.

"Obviamente tenho minhas preocupações. É um esporte muito violento e eu tenho meus filhos, e gostaria que ele fosse mais presente. Tive essa conversa com ele várias e várias vezes. Mas, ultimamente, sinto que todos temos que tomar decisões que funcionem para cada um de nós. Ele precisa seguir o caminho de sua felicidade também", afirmou.

Minha parte eu fiz, que foi apoiá-lo. Me mudei para Boston e foquei em criar um casulo e um ambiente de amor para que minhas crianças pudessem crescer, além de estar lá por ele, apoiando-o em seus sonhos. Gisele Bündchen

Apesar dos boatos, nenhum dos dois falou abertamente sobre a suposta crise até o divórcio.

Divórcio

Hoje, Gisele e Tom anunciaram que oficializaram o divórcio.

"É com muita gratidão pelo nosso tempo juntos que Tom e eu assinamos nosso divórcio de forma amigável. Minha prioridade sempre foi e continuará sendo nossos filhos, que amo com todo o meu coração", escreveu a supermodelo em uma publicação nas redes sociais.

Vamos continuar colaborando para dar a eles o amor, o carinho e a atenção que eles tanto merecem. A decisão de terminar um casamento nunca é fácil, mas nos distanciamos e, ao mesmo tempo em que obviamente é difícil passar por isso, me sinto abençoada pelo tempo que passamos juntos e sempre desejo apenas o melhor ao Tom. Gisele Bündchen

O atleta publicou uma mensagem similar em suas redes sociais, descrevendo a separação como "dolorosa e difícil": "Desejamos o melhor um para o outro enquanto seguimos nos novos capítulos em nossas vidas, que ainda serão escritos", disse o jogador.