Lula x Bolsonaro: sertanejos se dividem, mas deixam claro em quem vão votar
Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo Partido Liberal (PL), se reuniu com um grupo de cantores sertanejos que o apoiam na última segunda-feira (17), mas a ausência de Luciano e Xororó chamou a atenção.
Segundo apurou o UOL com pessoas próximas aos sertanejos, os dois são atualmente críticos de Bolsonaro e preferem não comentar sobre política.
Xororó não declara publicamente, mas segue a linha de pensamento político da família. Sandy e Junior Lima, filhos do sertanejo, também não apoiam o atual presidente.
Apesar disso, Bolsonaro tem o apoio da maioria dos cantores sertanejos.
O movimento de apoio foi puxado pelo cantor Gusttavo Lima, que declarou voto no presidente durante show em Miami, nos Estados Unidos. Na apresentação, fez o gesto de "22" com as mãos, em alusão ao número de urna do candidato à reeleição.
Além de Gusttavo Lima, Leonardo, Zezé di Camargo, Chitãozinho, Fernando, da dupla Fernando e Sorocaba, Marrone, da dupla Bruno e Marrone, Sula Miranda, Jorge Henrique, Breno Ferreira, Montenegro e João Lucas estão do lado de Bolsonaro.
Apesar de Bolsonaro ter um desempenho melhor entre sertanejos, Lula reina entre atores e cantores de MPB e pop e tem o apoio de algumas sertanejas, como Lauana Prado e Yasmin Santos.
Veja como se posicionam os cantores do gênero:
Lauana Prado
A goiana Lauana Prado não esconde de ninguém seu voto e fala, em seus shows, em alto e bom som, que seu voto será no PT. Ela chega até a pedir a seu público para fazer o "L", de Lauana e Lula.
Zezé Di Camargo
O cantor Zezé Di Camargo vem se destacando nos últimos anos como fã do presidente Bolsonaro. Embora não tenha defendido o fechamento do STF, como com frequência faz o mandatário, Zezé foi um entusiasta do voto impresso, fez lives com o Bolsonaro e publicou muitas postagens simpáticas ao presidente.
Gusttavo Lima
O cantor Gusttavo Lima declarou apoio ao presidente em um show em Miami, nos EUA. Aos gritos de "mito" — como os apoiadores costumam se referir ao candidato à reeleição —, segurou a bandeira do Brasil e fez o número dois duas vezes com os dedos, formando o "22", legenda do partido de Bolsonaro.
Bruno e Marrone
Bruno e Marrone também demonstraram apoio à reeleição do atual presidente durante um show. "Então, com certeza é 22 na cabeça e pronto, acabou, não é galera? É [no] primeiro turno", disse Marrone. "Graças a Deus! Isso é a guerra do bem e do mal, pelo amor de Deus. Quem vive sem família? Ninguém vive sem família, não dá nem para nascer, né?", acrescentou Bruno e na sequência a plateia puxou um coro de "mito".
Sorocaba
O cantor sertanejo Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba, gravou um vídeo em suas redes sociais para confirmar apoio ao presidente. Em seu perfil no Instagram, o músico divulgou um vídeo em que o político agradecia o apoio público.
Em seguida, Sorocaba apareceu do lado de sua esposa, a influenciadora digital Biah Rodrigues, fazendo uma dancinha em favor de Bolsonaro.
"Eu quero agradecer ao apoio, a consideração e dizer que o que eu faço, o que você faz, é para os nossos filhos! A minha vida não é fácil, mas é inerente daquilo que eu busquei fazer lá atrás e mais ainda, eu não me pergunto como consegui chegar até aqui, mas para que cheguei até aqui", disse Bolsonaro no vídeo compartilhado pelo sertanejo.
Zé Neto
O cantor sertanejo Zé Neto declarou apoio a Bolsonaro durante um show em que carregava a bandeira do Brasil nas costas. Em relato, afirmou ser defensor do agronegócio e que vai defender "nossa bandeira, nossa classe do agro".
Ele ainda acrescentou: "não adianta vir com discurso de que sou rico, lembre-se: antes de chegar até aqui, batalhei muito, com suor, esforço e muitos sacrifícios".
Sérgio Reis
Sérgio Reis também é um apoiador declarado de Bolsonaro. No começo de agosto, o cantor teve um vídeo vazado no qual convoca caminhoneiros e a própria população para ir às ruas em defesa do governo e para pedir o impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Rick
O cantor sertanejo Rick Sollo fez uma paródia com o seguinte refrão: "Para não se arrepender depois, meu voto é 22". Sorocaba, da dupla com Fernando, aparece dançando a música "22 é Bolsonaro".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.