Sertanejos são alvo por defender família em ato político: 'vivem chifrando'
Os cantores sertanejos Gusttavo Lima, Leonardo, Marrone, Fernando Zor, Zezé Di Camargo, Chitãozinho, Montenegro, João Lucas, Jorge Henrique e Sula Miranda visitaram o presidente Jair Bolsonaro (PL) no Palácio da Alvorada, em Brasília, para demonstrar apoio à reeleição. Eles também reforçaram a pauta dos valores morais e éticos, principalmente no que diz respeito à valorização da família.
O apoio dos cantores foi criticado nas redes sociais. Usuários no Twitter e no Instagram apontaram incoerência entre a defesa de valores morais pelos cantores sertanejos e o comportamento de parte deles, marcado por traições e brigas em família. "São uns hipócritas", comentou uma usuária no Twitter. "Vivem chifrando a mulher", disse outra.
Relembre casos de traições e problemas familiares que alguns dos sertanejos presentes no encontro com Bolsonaro já vivenciaram:
Leonardo traiu a esposa
Casado com Poliana Rocha desde 1995, o cantor Leonardo já traiu a esposa diversas vezes, segundo relatos de Poliana. Eles chegaram a ficar separados entre 1999 e 2002, devido a um caso extraconjugal do cantor. Leonardo teve uma relação paralela com a cantora Liz Vargas, vocalista do Banana Split, com quem teve um filho, Matheus Vargas, nascido apenas 19 dias depois de Zé Felipe, filho de Leonardo com Poliana.
Poliana já falou abertamente sobre as traições algumas vezes. Em outubro de 2019, quando o casal completou 23 anos de união, a influenciadora compartilhou um vídeo repleto de momentos ao lado do artista. Mas o que chamou atenção foi a legenda, na qual assumia que já tinha sido traída por ele.
"Hoje completamos 23 anos de casados entre idas e vindas... Passei por decepções, traições, felicidades. Mas, enfim, consegui com muitas lutas segurar minha família, que hoje, para a glória do Senhor, está unida e feliz! Obrigada, meu Leonardo, por ter me ensinado a ser uma mulher forte, guerreira, que persevera e crê nos propósitos de Deus! Eu amo você", escreveu ela.
Em janeiro de 2021, Poliana voltou a falar sobre o assunto. Após abrir uma caixinha de perguntas no Instagram, ela foi questionada se as traições de Leonardo já tinham sido perdoadas. Em resposta à seguidora, ela apenas comentou que "sim".
Além de Zé Felipe, de 24 anos, o sertanejo tem outros cinco filhos de outros relacionamentos: Pedro Leonardo, de 35; Monyque Isabella, de 31; Jéssica Beatriz, de 28; Matheus Vargas, de 24; e João Guilherme Ávila, de 20.
João Guilherme criticou apoio do pai
O apoio de Leonardo a Bolsonaro também motivou críticas dentro da própria família. Filho do cantor, o ator João Guilherme, 20, disse ter se sentido "enojado" ao ver o pai declarar apoio daquela forma.
"Diante de todos os últimos escândalos envolvendo o atual mandatário, ver alguém tão importante para mim declarar apoio dessa forma me enoja. É tanta ignorância que nem sei", escreveu João Guilherme, nas redes sociais.
O ator, desde então, tem recebido comentários que dizem que ele é "sustentado pelo pai" e, por isso, não deveria ser contra o sertanejo.
Poliana Rocha, mulher de Leonardo, foi uma das que criticou os comentários de João Guilherme e argumentou que o jovem deveria respeitar as escolhas de Leonardo porque este arcou com sua pensão alimentícia até o herdeiro completar 18 anos.
João Guilherme, no entanto, trabalha desde criança. A carreira começou em 2009, quando o ator tinha apenas 7 anos. A estreia foi no curta-metragem "Vento", ao lado de Vivianne Pasmanter. Hoje, a música também uma das fontes de renda dele e João Guilherme ainda ganha dinheiro com a internet.
O ator tem um canal no Youtube com mais de 4 milhões de inscritos. No Instagram, são mais de 16 milhões, além de 7 milhões no TikTok e 1,5 milhão no Twitter. Somando as redes sociais, são quase 30 milhões. Boa parte da renda do jovem vem daí, com publicidades que alcançam R$ 100 mil por publicação.
Zezé di Camargo traiu Zilu por 10 anos
Além de ter traído sua ex-esposa, Zilu, com a atual, Graciele Lacerda, Zezé di Camargo confessou, em entrevista à revista Contigo!, em 2013, que foi "pegador" durante 10 anos, enquanto estava casado. "Essa coisa de aprontar, pegar uma aqui, outra ali. Eu tive uma fase em que, casado, fui 'pegador' pra caramba. Isso durou um bom tempo, uns dez anos", contou.
A história de amor de Zezé Di Camargo e Zilu Godoi acabou depois de três décadas, em 2012, em escândalo midiático. O ex-casal só voltou a se falar no ano passado para uma série da Netflix, que tem como título o nome do maior sucesso de Zezé e Luciano, "É o Amor". Antigas feridas da família Camargo, como a separação, foram reabertas no documentário de cinco episódios.
O divórcio foi assinado dois anos após o rompimento. Zilu se mudou para Miami, nos Estados Unidos, onde vive até hoje. Durante os anos em que foi casada, a empresária já havia ouvido falar de supostas infidelidades do então marido, mas foi por um amigo que percebeu que a coisa era mais séria, segundo ela.
"Foi a primeira vez que tive a certeza de ter sido traída. Aí a casa caiu", disse Zilu em entrevista à revista "Veja", em 2014. Ela confrontou Zezé, que confirmou o envolvimento com outra mulher. Zilu não conhecia Graciele Lacerda, que demorou alguns anos após a separação a aparecer com ele como namorada em eventos públicos.
Maiara acusou Fernando Zor de traição
No Natal do ano passado, a cantora Maiara foi às redes sociais afirmar ter sido traída pelo agora ex, o sertanejo Fernando Zor, da dupla com Sorocaba. Nos stories do Instagram, a irmã de Maraisa escreveu: "Querido Papai Noel, esse ano as coisas não foram fáceis... Me manda um homem decente que eu tô preparada para receber!", avisou Maiara, escrevendo ainda que ganhou dois pares de chifres de presente. O artista negou.
Fernando explicou que estava em um bar após um show em Guarapuava, no Paraná, e tirou fotos com várias pessoas, inclusive mulheres, mas que nada aconteceu além disso. "As pessoas pediam pra tirar foto e eu, assim, normal, conversando com todo mundo, como eu sempre faço. Sempre, sempre fiz isso! Eu não nego foto pra ninguém. E aí a Maiara cai nas pilhas de hater?", contou, em entrevista à coluna de Leo Dias no "Metrópoles".
Depois disso, eles chegaram a reatar, mas terminaram novamente em setembro deste ano.
Críticas dos internautas
Após o apoio dos cantores sertanejos a Jair Bolsonaro, internautas criticaram o que chamara de "hipocrisia" do discurso em defesa da família. Os comentários apontam que os artistas não mantêm, na própria casa, o estilo da suposta "família tradicional brasileira".
Veja reações:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.