Como Silvio Santos evitou saída de Gugu do SBT para Globo e ajudou Faustão?
A série "O Rei da TV", disponível na plataforma de streaming Star+, conta a história de Silvio Santos. Entre polêmicas e causos que envolvem o histórico comunicador, a produção mostra o atrito com Gugu Liberato, que morreu em novembro de 2019 aos 60 anos.
Dirigida por Marcus Baldini, a série lembra como Silvio Santos (José Rubens Chachá) impediu a saída de Gugu (Paulo Nigro) para a TV Globo mesmo após o apresentador fechar um acordo para assumir um programa na emissora em 1988.
A permanência de Gugu Liberato no SBT beneficiou Fausto Silva. Após fazer sucesso com o programa "Perdidos da Noite" (Band) entre 1985 e 1988, o apresentador estreou o "Domingão do Faustão" na Globo em março de 1989.
A reunião com Roberto Marinho
Silvio Santos se afastou do SBT pela primeira vez em janeiro de 1988, quando foi aos EUA tratar um problema nas cordas vocais. O apresentador voltou ao Brasil após quatro semanas e foi ao escritório de Roberto Marinho para desfazer o acordo da emissora carioca com Gugu.
Gugu lembrou a conversa com o ex-patrão durante participação no "Programa do Porchat", exibido pela Record TV em 2017. Com o risco de deixar definitivamente a apresentação de seu programa devido ao tratamento, Silvio admitiu ter medo de perder o potencial substituto.
"E eu disse: 'Não posso (ficar com os domingos), assinei um contrato com a Globo. Como vou chegar lá agora depois de um ano de investimentos e dizer não? Viajei para Alemanha e EUA pela Globo fazendo cursos. Silvio falou: 'Se o problema é dizer não para a Globo, eu vou com você e falo com o Roberto Marinho. Vou agora, inclusive. Vamos lá'".
A dupla foi ao Rio de Janeiro para conversar com Roberto Marinho. "O Silvio disse: 'Vim aqui dizer que o Gugu não vai para Globo, ele vai continuar no SBT'", afirmou Gugu sobre a chegada à emissora carioca. O relato é semelhante ao que mostra a série "O Rei da TV".
Segundo publicação do jornal O Estado de S.Paulo, o dono e fundador do SBT cobriu a oferta milionária e rescindiu o acordo assinado por Gugu anteriormente.
Após assumir o pagamento da multa, Silvio Santos cedeu espaço para Gugu em quadros específicos de seu programa. Gugu comandou algumas atrações antes da estreia do "Domingo Legal" em 1993, programa que marca a divisão dos domingos no SBT.
Cavalos e 'Trapalhões'
Existem diferentes versões do diálogo entre os donos dos principais canais de TV. O apresentador Luis Ricardo apontou quais foram as palavras usadas por Silvio Santos durante participação no programa "Ticaracaticast" em setembro deste ano.
"O Silvio chegou lá: 'Roberto, sem o Gugu, o SBT vai acabar. Eu preciso que você cancele esse contrato que o Gugu assinou com vocês'. Dizem que o Roberto chegou e falou assim: 'você já viu meus cavalos?' Aí o Sílvio: 'não, mas eu não estou falando de cavalos, tô falando do Gugu'. [Roberto respondeu:] 'Isso é para os nossos advogados'. Já estava resolvido".
Em abril deste ano, o humorista Dedé Santana revelou outra versão sobre o diálogo entre os mandatários. Em entrevista à SCC, afiliada do SBT em Santa Catarina, ele afirmou que "Os Trapalhões" também foram envolvidos na negociação.
"Silvio Santos foi lá falar com o doutor Roberto Marinho. O doutor falou o seguinte: 'Eu libero o Gugu e você me dá os meninos de volta'. Pouca gente sabe disso", afirmou.
Segundo o humorista, o acordo com o SBT não envolvia Renato Aragão, que rompeu com os integrantes do grupo na época. Uma empresa paralela cuidava da ida de Mussum, Zacarias e Dedé para a rival da TV Globo.
Substituto
Após Gugu confirmar a permanência no SBT, a Globo buscou um substituto para comandar a programação nas tarde de domingo. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho — conhecido como Boni — e Daniel Filho escolheram Fausto Silva, que manteve o "Domingão do Faustão" no ar por 32 anos.
O apresentador deixou a Globo em junho de 2021. Seis meses depois, iniciou um programa diário na Band — foi o retorno de Faustão para a emissora em que comandava o "Perdidos na Noite".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.