Topo

Vizinha de Eddy Jr. diz ter sofrido racismo da mesma mulher que o atacou

A advogada Nayara Cruz disse que ela e o filho também foram discriminados por Elisabeth Morrone - Reprodução/TV Globo
A advogada Nayara Cruz disse que ela e o filho também foram discriminados por Elisabeth Morrone Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

21/10/2022 10h33

Outra moradora do condomínio em que mora o humorista Eddy Jr., que denunciou ter sofrido racismo da vizinha Elisabeth Morrone, também disse ter sido vítima da idosa.

Ao "Jornal Nacional" (TV Globo), a advogada Nayara Cruz contou que ela e o filho também foram discriminados.

"Ela me abordou me questionando porque que eu tava na academia, porque o uso da academia é restrito para moradores. Eu falei que era moradora e aí ela me questionou quanto eu paguei pelo meu apartamento", disse Nayara.

"Teve outro episódio que ela foi agressiva com o meu filho, que tava no hall do prédio brincando com outras crianças. Ela chamou o meu filho de vagabundo e disse que não era para ele estar no hall do prédio, que ele não podia ficar lá".

Ao JN, Fermison Guzman Moreira Heredia, advogado de Elisabeth, teria enviado uma nota declarando que a cliente é inocente e que as desavenças com o músico não tiveram relação com racismo ou qualquer preconceito.

Porém, na manhã de hoje, em contato com Splash, Fermisan disse que a cliente não tinha conhecimento da nova situação apresentada no jornal e enviou outro pronunciamento.

"A defesa e a investigada não tiveram acesso a qualquer notificação formal das autoridades. Tão logo recebam e tenham acesso às alegadas provas, a defesa terá condições de se manifestar", diz o texto.

Ontem, cerca de cem manifestantes protestaram em frente ao condomínio United Home & Work, no bairro da Barra Funda, em São Paulo, pedindo a expulsão de Elisabeth Morrone.

Os manifestantes gritavam palavras de ordem como "Expulsa racista", "Não passarão" e "Agora é assim", enquanto projeções com essas frases eram feitas no prédio.

Alguns moradores vizinhos piscaram as luzes de seus apartamentos, em apoio ao protesto. A moradora foi multada pelo condomínio em R$ 4.500 e a sua expulsão será discutida em reunião de condôminos.

Ataque a Eddy

Na quarta-feira, o ator, músico e humorista Eddy Jr. compartilhou um vídeo em que aparece sofrendo ameaças e ofensas racistas de Elisabeth no condomínio em que mora.

Segundo o relato compartilhado no Instagram, Eddy afirmou que o desentendimento com uma moradora começou após ela se recusar a entrar no mesmo elevador que uma pessoa negra.

"Cai fora, macaco", diz a mulher na gravação feita pelo ator durante a madrugada de hoje. Na sequência, ele afirma que sofreu outras ofensas, mas que o discurso da moradora mudava no momento em que ele iniciava as gravações.

"Macaco, imundo, feio, urubu, neguinho, um 'perigoso' que não merece morar aqui, uma pessoa que oferece riscos para os moradores desse condomínio. Foi isso tudo que eu tive que ouvir ontem por ser preto. Para finalizar, tive que ficar dentro da minha casa sofrendo ameaça de morte e calúnias sobre mim novamente por ser preto", disse no relato publicado na rede social.

O registro também mostra a moradora chamando o humorista de "bandido", "ladrão" e "imundo". Ela manifesta o desejo de não subir no mesmo elevador que o artista em conversa com um funcionário do condomínio mostrada no vídeo.

Na sequência, Eddy mostra um protesto da moradora na porta de seu apartamento. Além de ser ameaçado, o artista também foi acusado de roubar itens de outros moradores.

"Não sei descrever o que estou sentindo. Venci fazendo as pessoas sorrirem, e isso não vai mudar. Vou continuar fazendo vocês sorrirem. Porém, agora vai ser um pouco mais difícil", completou Eddy.

Denúncia e discussões com vizinha

Splash conversou com Jonathas Groscove, assessor artístico que cuida dos projetos musicais e mora no mesmo condomínio que Eddy Jr.

"A administração não deu assistência depois que tudo aconteceu. Só procuraram para conversar depois que os vídeos foram publicados. É triste ver que não se posicionam. Seria muito diferente se fosse ao contrário, uma pessoa negra ofendendo uma moradora branca", afirmou.

"Ele não está legal. Conversou com a mãe dele, que chorou muito no telefone. Eles são de uma família muito humilde, é triste ver que o Eddy passa por isso só por trabalhar e conquistar muitas coisas", completou.

Segundo o relato, atritos no condomínio envolvendo Eddy acontecem há semanas. O humorista chegou a ser multado após a mesma moradora reclamar de som alto no local.

"Ela me acusa de ter hackeado a internet do prédio para desligar a geladeira da casa. Já disse que eu desliguei a luz e deixei a casa sem gás por um mês", comentou o ator durante a conversa de Jonathas com a reportagem.