Topo

BNegão: 'Tem muito demônio disfarçado de pastor e levando gente ao abismo'

Planet Hemp lança disco de inéditas após 22 anos do último álbum  - @anendfor/Divulgação
Planet Hemp lança disco de inéditas após 22 anos do último álbum Imagem: @anendfor/Divulgação

De Splash, em São Paulo

21/10/2022 04h00

O Planet Hemp quebra um hiato de 22 anos desde o último lançamento e apresenta nesta sexta-feira (21) o álbum "Jardineiros".

O novo projeto do grupo, que atualmente é composto por Marcelo D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia e Nobru, é um manifesto contra o que chamam de "política do medo".

Logo na primeira faixa, a banda dá o tom do disco com o trecho de uma entrevista de Marcelo Yuka ao Mídia Ninja, realizada em 2016, em que o músico diz: "Quando o instrumento do medo não funciona, a gente adquire um poder inimaginável".

Em conversa com Splash, os integrantes do grupo destacam como o sentimento vem sendo usado para dominar as pessoas, a necessidade de ação diante da repressão e como a música pode ser uma forma de energização diante da paralisia.

"Se a gente parar para analisar a história do ser humano e as dominações que acontecem desde o império romano, todo mundo usou a política do medo. O medo não serve para porra nenhuma. Ele só serve para vampirizar o ser humano energeticamente. Você vai definhando e quem está destilando o medo se fortalecendo", afirma BNegão.

Brasil de hoje

Planet Hemp  - @anendfor/Divulgação - @anendfor/Divulgação
Álbum é um manifesto contra a política do medo
Imagem: @anendfor/Divulgação

Quando observado o cenário atual, em que o sentimento vem sendo explorado por diferentes forças políticas, o diálogo com determinados setores da sociedade se mostra um desafio. Entretanto, como se aproximar dessas pessoas quando aspectos religiosos e políticos estão em jogo?

Para BNegão, o caminho é estabelecer uma conversa direta com o povo. Isso porque, segundo o músico, há uma parcela significativa de líderes religiosos muito mais preocupados com lucros financeiros.

"Tem uma galera que é o demônio disfarçado. Demônio de décima categoria disfarçado de pastor. Levando muita gente para o abismo total. A parada é conversar com a galera."

O artista ressalta, porém, que se refere a quem faz uso da fé para enriquecimento próprio e que há, sim, "gente muito boa" em busca do sagrado.

"Várias vezes, vários pastores de grandes igrejas, que na verdade não tem nada de pastor ali, são empresários da pior, mexendo com a fé de quem está procurando alguma coisa."

O álbum

"Jardineiros" chega em todas as plataformas digitais hoje, 22 anos após o lançamento do disco "A Invasão do Sagaz Homem Fumaça" (2000). O disco, segundo o grupo, é um chamado à pluralidade de caminhos e mostra o posicionamento dos artistas diante da realidade.

O projeto de inéditas, que conta com as participações de Black Alien, MC Carol, Criolo, Tropkallaz e o rapper argentino Trueno, busca energizar o público contra diferentes formas de opressão e uso do medo.

De acordo com Pedro Garcia, o Planet Hemp deu o primeiro passo nesta direção com o lançamento de "Distopia", em setembro. "O que eu fiquei mais feliz de ver foi ver os comentários. Das pessoas sentirem, depois de verem o clipe e escutarem a música, mais energizadas para lutar contra tudo isso tudo. Ao invés de ficar recolhida. Deu uma energizada".