Topo

Salman Rushdie perdeu um olho e movimentos de uma das mãos após ataque

Salman Rushdie na Flip de 2010 - Leandro Moraes/ Uol
Salman Rushdie na Flip de 2010 Imagem: Leandro Moraes/ Uol

De Splash, em São Paulo

22/10/2022 19h42

Vítima de um ataque com faca nos Estados Unidos no dia 12 de agosto, o escritor Salman Rushdie, de 75 anos, perdeu um olho e os movimentos de uma das mãos. A informação foi divulgada pelo agente dele, Andrew Wylie, durante a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.

"Suas feridas foram profundas. Ele perdeu a visão de um olho, no qual foi esfaqueado. Ele sofreu três ferimentos graves no pescoço e perdeu a mobilidade em uma mão porque os nervos foram cortados pelas facadas. E ele sofreu outras 15 lesões nas costas e no tronco", disse o agente em entrevista ao jornal espanhol El País.

Wylie também afirmou que não pode dar informações sobre o estado de saúde do escritor, nem se ele ainda está internado, por segurança. Ele apenas afirmou que "Rushdie sobreviverá".

O ataque

Salman Rushdie, 75, autor anglo-indiano que foi ameaçado de morte no Irã na década de 80 devido a suas publicações, foi esfaqueado em agosto quando estava prestes a dar uma palestra no oeste de Nova York.

O ataque foi testemunhado por um repórter da Associated Press, que viu um homem invadir o palco da instituição onde Salman palestraria e começar a socá-lo e esfaqueá-lo, no momento em que o autor era apresentado, segundo a BBC.

Testemunhas afirmaram que o autor conseguiu sair do palco com ajuda e o agressor foi contido.

Salman participava de uma discussão sobre os Estados Unidos como asilo para escritores e outros artistas no exílio e como um lar para a liberdade de expressão criativa.

O livro "Os Versos Satânicos" do autor é proibido no Irã desde 1988, pois muitos muçulmanos o consideram uma blasfêmia.

Um ano depois, o falecido líder do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini pediu a morte de Salman, com uma recompensa sendo oferecida de US$ 3 milhões (mais de R$ 15 milhões na cotação atual) pela cabeça do autor.