Poeta, jogador de futebol e agrônomo: o Luiz Galvão além da Novos Baianos
O cantor e compositor Luiz Galvão morreu, na madrugada de hoje, aos 87 anos. Ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas FMUSP), em São Paulo, desde o dia 19 de setembro.
Luiz Dias Galvão nasceu 22 de julho de 1935 em Juazeiro, norte da Bahia, mas só foi registrado pela família dois anos depois, em 1937. Cresceu na sua cidade natal, onde chegou a jogar futebol profissional, mas acabou não seguindo carreira. Era torcedor do Vasco.
Formado em agronomia, ele trabalhou na área por seis anos, até que decidiu se dedicar à música. Em 1968, em parceria com Moraes Moreira e Paulinho Boca de Cantor, fundou a Novos Baianos, em 1968.
Nos anos seguintes, Baby do Brasil e Pepeu Gomes reforçaram o grupo, que marcou a história da MPB (Música Popular Brasileira).
Os artistas se mudaram para o Rio de Janeiro e moravam em uma casa comunitária seguindo a cultura hippie. Após uma visita de João Gilberto, de quem Galvão era amigo desde a adolescência, o Novos Baianos lançou o álbum "Acabou Chorare", que o consagrou.
O disco foi considerado o melhor da música popular brasileira pela revista Rolling Stone na lista "100 maiores discos da música brasileira".
Luiz Galvão é o compositor de vários sucessos como "Acabou Chorare", "Preta Pretinha" e "Mistério do Planeta".
Após quatro discos, o Novos Baianos entrou em declínio com a saída de Moares Moreira, em 1974. Em 1979, depois de dez anos de sucesso, o grupo encerrou as atividades.
Além da música, o poeta Luiz Galvão, como era conhecido, escreveu livros a exemplo de "Ovos Brasil", "Novos Baianos: A história do grupo que mudou a MPB"; "João Gilberto: a bossa" e "Anos 80: A história de uma amizade na década perdida".
O Einstein afirma sobre a intuição que o saber vem do infinito.
E eu afirmo, para ser bom, entregue ao Deus que traz o bem.
Luiz Galvão, no livro inédito "Explicando Letras"
Nas redes sociais, o poeta tinha pouco mais de 3 mil seguidores. Nas postagens, lembretes da trajetória musical, descrição de encontros com artistas parceiros que admirava e trechos dos livros que escreveu ao longo da carreira. Há pouco menos de um ano, publicou foto em alusão à perda de Moraes Moreira, apenas com a legenda "Que ausência doída". Além disso, divulgava detalhes da família e fazia questão de divulgar o talento dos descendentes.
Nos últimos meses, a família de Galvão realizou campanha para arrecadar dinheiro com os gastos com sua saúde. Ele chegou a passar uma noite em um corredor de pronto-socorro antes de ser transferido de hospital.
Luiz Galvão deixa a mulher Janete, e os filhos Kashi, Lahiri, Angelo e Cecéu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.