Topo

Eduardo Suplicy: o dia em que o político participou de 'O Rei do Gado'

Político participou de novela em 1997 - Reprodução/Globo / CEDOC
Político participou de novela em 1997 Imagem: Reprodução/Globo / CEDOC

De Splash, em São Paulo

23/10/2022 04h00

Eduardo Suplicy (PT), de 81 anos, já fez uma ponta como ator na TV Globo. O político, que acaba de ser eleito deputado estadual por São Paulo, participou de um capítulo da novela "O Rei do Gado" em 1997. A produção vai substituir "A Favorita", no "Vale a Pena Ver de Novo", a partir do dia 7 de novembro.

À época, Suplicy apareceu na reta final da trama, durante o velório do senador Roberto Caxias —personagem interpretado pelo ator Carlos Vereza —, e contracenou com nomes como o veterano Antonio Fagundes.

O político, que no período em que a novela foi ao ar pela primeira vez era senador, deu vida a ele mesmo na trama escrita por Benedito Ruy Barbosa.

Em uma das cenas, Suplicy entra no salão aparentemente triste e oferece apoio aos familiares do personagem morto.

"Fui convidado a participar da novela "O Rei do Gado", atuando como eu mesmo no velório do senador Roberto Caxias. Tive a honra de contracenar com o grande ator Antônio Fagundes", relembrou o político, em publicação no Twitter.

Elogiado por um fã que lamentou o fato de Suplicy ter seguido a carreira política ao invés das artes dramáticas, o político disse: "Obrigado pelo elogio, porém discordo. Prefiro atuar na vida política".

A então senadora Benedita da Silva (PT-RJ) também participou do capítulo, que foi marcado pela fusão entre realidade e ficção.

Ficção e realidade

A participação do político aconteceu dias depois de uma polêmica. Na trama, o personagem Roberto Caxias protagonizou uma das cenas mais emblemáticas ao fazer um discurso sobre os sem-terra para um plenário com apenas três colegas.

No dia seguinte em que foi ao ar, porém, o então senador Ney Suassuna (então PMDB, hoje Republicanos) criticou a abordagem da produção e classificou a cena como uma "distorção da realidade." De acordo com o Memória Globo, ele teria dito que a cena induzia a população a acreditar que não havia senadores honestos no Brasil.

'O Rei do Gado'

Patricia Pillar interpretou a trabalhadora rural Luana - Globo / CEDOC - Globo / CEDOC
Patrícia Pillar (Luana)
Imagem: Globo / CEDOC

A novela foi um dos maiores sucessos da teledramaturgia nacional. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho, a produção da TV Globo foi ao ar de junho de 1996 a fevereiro de 1997.

A trama mostrou a história de amor do pecuarista Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) com a trabalhadora rural Luana (Patrícia Pillar), ambos descendentes de famílias de imigrantes italianos rivais (os Mezenga e os Berdinazi).

Nesta semana, a Globo confirmou o retorno de "O Rei do Gado" na faixa do "Vale a Pena Ver de Novo". É a terceira vez que a história é reprisada pelo canal.