Animador de circo, Silvio Santos ganhou apelido no rádio por rosto vermelho
Após trabalhar como vendedor ambulante, Silvio Santos, 92, foi animador de circo e locutor de rádio antes de se tornar um dos principais nomes da televisão brasileira. A fase vivida pelo apresentador nos anos 1950 é retratada na série "O Rei da TV", disponível na plataforma Star+.
O apresentador ganhou o apelido de "Peru que Fala" por ficar vermelho quando se envergonhava, segundo publicou o jornal Folha de S. Paulo em 2015.
Em publicação de 2013, a revista Exame lembrou que o apelido era constantemente citado por Manuel de Nóbrega, colega de Silvio na Rádio Nacional de São Paulo em 1954. Ele é o pai de Carlos Alberto de Nóbrega, que comanda a "Praça é Nossa" no SBT desde 1987.
Silvio também era chamado de "Peru" por Ronald Golias. O humorista, que morreu em 2005 aos 76 anos em decorrência de falência múltipla de órgãos, também construiu carreira na emissora do dono do baú.
Devido ao sucesso do apelido, Silvio criou a "Caravana do Peru que Fala" — espetáculo para circos que percorria a capital paulista e a grande São Paulo na década de 1950 com um grupo de artistas.
Falando sem parar
Segundo o próprio Silvio Santos, o apelido foi dado por ele "falar sem parar" no rádio e ficar vermelho com facilidade, divulgou a revista Veja em 2016.
"Ele deixou claro que sabia mais que nós, que esmiuçamos sua vida por meses", disse André Sturm, então diretor do MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), em entrevista à publicação em 2016, época em que foi montada a exposição "Silvio Santos Vem Aí".
A série "O Rei da TV", que mistura ficção com fatos, também mostra como o empresário se tornou o dono do "Baú da Felicidade" logo se desdobrar entre os trabalhos no rádio e a administração da caravana.
A empresa, que oferecia brinquedos e outros produtos em troca do pagamento de parcelas mensais, foi cedida por Manoel de Nóbrega em 1958.
O comunicador deixou de realizar a "Caravana do Peru que Fala" antes da criação do "Programa Silvio Santos". A estreia da atração dominical — exibida até hoje pelo SBT — ocorreu em junho de 1963 na TV Paulista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.