Topo

Bono é bilionário só com o Facebook e já chegou a odiar o nome U2

O cantor Bono descobriu que o primo, na verdade, é seu irmão - Getty Images
O cantor Bono descobriu que o primo, na verdade, é seu irmão Imagem: Getty Images

De Splash, em São Paulo

25/10/2022 04h00

O cantor Bono, de 62 anos, viralizou nas redes sociais ao ter revelado que o homem que ele chamava de primo, na verdade, é seu irmão. Essa, no entanto, é só uma das várias curiosidades que o artista já contou, como não gostar do nome da banda U2.

Em junho, em uma participação no programa britânico "Desert Island Discs", Bono havia afirmado para a apresentadora Lauren Laverne que o seu meio-irmão, que ele não identificou na época, foi fruto de um affair, na década de 60, entre seu pai e "uma mulher linda".

Mas, agora, o cantor decidiu compartilhar a identidade da "mulher linda", que se trata da sua tia, Barbara, e que o seu irmão se chama Scott Rankin, um analista do mercado financeiro e funcionário público.

A mãe do cantor, Iris, morreu em 1974, quando ele tinha 14 anos, e não soube da traição do marido. Barbara era casada com o irmão de Iris, portanto cunhada da mãe de Bono.

Bono também não gosta do nome da banda U2, tem apelido de loja de aparelhos auditivos e muitas outras curiosidades. Splash listou os fatos da vida do cantor:

Apelido de loja

O vocalista do U2 se chama Paul David Hewson ficou conhecido como Bono Vox graças a um amigo da adolescência.

Na infância em Dublin, o artista era membro da gangue de rua "Lypton Village". Os amigos decidiram apelidá-lo de Bono Vox por causa da loja de aparelhos auditivos "Bonavox" (latim para boa voz).

Desde então, ele nunca mais deixou de ser chamado pelo apelido Bono Vox.

Bono, vocalista do U2, canta durante apresentação em Londres, em julho de 2017 - REUTERS/Dylan Martinez  - REUTERS/Dylan Martinez
Bono, vocalista do U2, canta durante apresentação em Londres, em julho de 2017
Imagem: REUTERS/Dylan Martinez

Não gosta do nome U2

Bono confidenciou que não gosta do nome da própria banda, apesar de ter se tornado um dos principais grupos de música do mundo.

Em entrevista ao podcast "Awards Chatter", o cantor falou sobre o assunto: "Eu realmente não gosto, mas acho que eu tinha algum tipo de dislexia. Eu nem percebi que 'The Beatles' também não era um bom trocadilho", declarou.

Ele afirmou que manteve a escolha do nome por influência do primeiro empresário do grupo, chamado Paul McGuinness. "Ele disse: 'É um ótimo nome. Ficará bom em camisetas, uma letra e um número", relatou.

Proprietário do Facebook

Além do sucesso como cantor, Bono também tem um alto faturamento como empresário e a prova disso foi a aquisição de 1,5% do Facebook, em 2010.

Antes de comprar a parte da rede social, o artista foi nomeado o "pior investidor da América" por uma série de "investimentos desastrosos".

Caso Bono precise de dinheiro, a porcentagem que adquiriu do Facebook, atualmente, equivale a US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5 bilhões).

Cantor e ator

Além da experiência em cima dos palcos, Bono também viveu uma fase como ator de cinema.

O vocalista do U2 apareceu encenando papel sobre ele mesmo nos filmes "Entropy" e "Bruno", além de um episódio da série "Entourage".

O artista também interpretou personagens fictícios no filme de Wim Wenders "Million Dollar Hotel" (que ele coescreveu) e no filme de música dos Beatles ("Across the Universe").

Cavaleiro honorário

Bono é um artista que carrega a honraria de "Cavaleiro Comandante da Mais Excelente ordem" do império britânico.

Em 2007, o artista foi nomeado em reconhecimento ao seu trabalho humanitário em todo o mundo.

Ele somente não recebeu o título de "Sir" antes do nome por não ser um cidadão britânico.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O nome completo do Bono, vocalista do U2, é Paul David Hewson. OBE OL são condecorações que o cantor recebeu, uma do Reino Unido e outra de Portugal. O texto foi corrigido.