Topo

OPINIÃO

Como The Rock consegue fazer sucesso mesmo sem ter filmes 'bons'?

Dwayne "The Rock" Johnson vive anti-herói em "Adão Negro" - Warner Bros. Pictures/Divulgação
Dwayne 'The Rock' Johnson vive anti-herói em 'Adão Negro' Imagem: Warner Bros. Pictures/Divulgação

De Splash, em São Paulo

27/10/2022 04h00

Na indústria cinematográfica, dizer que um filme é bom é algo bastante complexo. Isso porque, para muitos, um longa de qualidade é aquele vencedor de Oscar. Ser reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas como uma das melhores produções entre tantas feitas é algo almejado por muitos que visam fazer sucesso em Hollywood. No entanto, há quem não precise desta validação para ser uma das pessoas mais famosas do mundo do entretenimento. É o caso do The Rock, o Adão Negro.

Dwayne Johnson, 50, é um fenômeno. Impossível contestar. O astro musculoso começou a ganhar fama ao ser lutador da WWE, mas foi como ator de filmes que ele despontou. Conhecido por seu carisma e desenvoltura, o artista está presente em diferentes longas. Nenhum deles foi reconhecido pelo Oscar. Quase todos são sucesso de bilheteria.

"Adão Negro", o novo filme da DC estrelado pelo ator, já está sendo um sucesso de bilheteria, estreando no Brasil como o filme mais assistido da semana de lançamento. Nos Estados Unidos, ele já arrecadou mais de US$ 67 milhões, cerca de R$ 360 milhões, ultrapassando outros grandes títulos protagonizados pelo astro.

Por outro lado, a crítica não tem sido tão acolhedora com o filme de herói. Chamado de "sem sentido" e "fraco", o longa ganhou apenas 39% de aprovação no Rotten Tomatoes - agregador online de críticas. Então, como explicar tamanho sucesso de bilheterias? Simples: o fator The Rock.

Adão Negro - Eric Charbonneau/Cortesia da Warner Bros. - Eric Charbonneau/Cortesia da Warner Bros.
Elenco de 'Adão Negro' se reúne na Comic-Con: Aldis Hodge, Dwayne Johnson, Noah Centineo e Quintessa Swindell
Imagem: Eric Charbonneau/Cortesia da Warner Bros.

Filmes de heróis já são chamativos por si só. Somado ao fator The Rock como protagonista, não teria como não ser mais um dos diversos "arrasa-quarteirões" que ele coleciona em sua filmografia. Tê-lo em uma produção é saber que você assistirá a um filme com cenas de ação bem feitas, sequências divertidas e, com um pouco de sorte, momentos do ator sem camisa.

Há quem diga, porém, que The Rock é um ator "limitado"; que ele interpreta sempre o mesmo personagem: "o cara musculoso que se arrisca em locais inóspitos para salvar o dia", é o caso, por exemplo de "Jumanji", "Rampage", "A Falha de San Andreas" e diversos outros.

E sim, ele é mesmo esse estereótipo. E tá tudo bem porque ele entrega isso com qualidade. Às vezes, ele é a única coisa boa para se assistir em um filme desses. É o caso do sofrível "Alerta Vermelho", um longa sem pé nem cabeça, com um roteiro horrível, mas que diverte o espectador apenas pelo fato de mostrar as presepadas de The Rock.

As atuações não pedem muitas camadas ou diferentes interpretações. Mas, o que ele entrega, ele faz muito bem. Dá para perceber que o artista se leva a sério, ao mesmo tempo em que se diverte na produção. Esse carisma todo transborda a tela e chega ao público.

The Rock é muito querido pelos fãs - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
The Rock é muito querido pelos fãs
Imagem: Reprodução/Instagram

The Rock está entre as dez pessoas mais seguidas do Instagram, com 341,8 milhões de seguidores. Ele está atrás apenas de Selena Gomez, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e a conta da própria rede social. Seus milhões de seguidores são reflexo de uma imagem repleta de carisma.

Nem mesmo a briga recorrente que trava com Vin Diesel - colega de produção quando esteve em "Velozes e Furiosos" - estragou sua fama de bom moço. Na troca de farpas entre os dois, quem perde é o fã, que perdeu The Rock novamente como o agente Hobbs na franquia. Ele apenas voltou para estrelar o divertido derivado "Hobbs & Shaw".

A vida pessoal do astro é bastante discreta. Em suas redes, ele até mostra sua família, mas se mantém longe de escândalos e envolvimento em casos polêmicos. Ao invés disso, ele vira notícia quando ajuda pessoas afetadas pela covid-19 ou quando presenteia com um carro o homem que o deu assistência quando Dwayne Johnson nem sonhava em ser famoso.

É possível então dizer que o sucesso do ator e seus filmes vão além de cenas bem feitas, efeitos especiais de qualidade e muito carisma. A fama do astro surge também da vontade intrínseca que todos temos de nos tornarmos amigos do The Rock. Quem sabe um dia?